LPN alerta para necessidade de proteger o Mediterrâneo

ouvir notícia

Petição europeia pela protecção do Mediterrâneo está on line.
A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) está a apoiar e a divulgar uma petição europeia sobre a proteção do Mediterrâneo. O “recente derrame de petróleo registado no Mediterrâneo, associado a uma plataforma petrolífera da Repsol – ocorrido no dia 22 de dezembro perto do delta do rio Ebro” , foi a gota transbordante que originou esta petição.

“A exploração offshore de petróleo e gás natural não é nova na bacia do Mediterrâneo. Não obstante, verifica-se um aumento recente no interesse da exploração e aproveitamento destes recursos, existindo novos planos de exploração. Por outro lado, a União Europeia resiste em impor uma moratória na perfuração em águas profundas.”, lê-se no comunicado divulgado.

“Sabendo que o Mediterrâneo é um mar semi-fechado com uma taxa limitada de renovação de água, particularmente sensível à poluição e sujeito a intensas pressões antropogénicas, os riscos ambientais que acarretam a produção de petróleo e gás natural, e que se verificam durante toda a cadeia de abastecimento resultantes tanto de descargas ilegais e acidentes, como de operações normais, não podem continuar a ser negligenciados”, prossegue.

- Publicidade -

Perante esta realidade, os peticvionários apelam “aos governos dos países Mediterrâneos e à União Europeia para não comprometerem o futuro da região Mediterrânica e das suas populações, e avançarem com uma moratória sobre as novas operações de perfuração offshore e com um planeamento integrado para a desactivação gradual das plataformas existentes, enquanto mantêm as salvaguardas que irão assegurar a segurança das suas operações, a promoção da cooperação transnacional e o reforço da resposta de emergência em caso de acidente”.

Apelam ainda “ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) /Plano de Acção para o Mediterrâneo (UNEP/MAP) para tomar iniciativa em relação à correcta implementação da Convenção de Barcelona* e respectivos Protocolos”.

Texto integral da petição pode ser consultado no seguinte endereço:

http://www.ep-empower.eu/epetitions/pt/As_nossas_ePetições/Aberto_ePetições/cntrlid/view/petitionID/63.aspx

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.