Luís Gomes debate em Havana desafios do projeto europeu

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, é um dos oradores da sessão magistral da II Conferência Internacional “Com Todos e Para o Bem de Todos”, que decorre até esta sexta-feira, no Palácio de Convenções de Havana, na República de Cuba.

As jornadas reúnem centenas de políticos, pensadores e intelectuais de mais de 45 países dos cinco continentes e têm o alto patrocínio de prestigiadas entidades como a Unesco, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a educação, ciência e cultura ou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Mundial.

Na sua intervenção, Luís Gomes irá apresentar a comunicação “A crise financeira e o seu reflexo na construção do projeto europeu”, intervindo ao lado de oradores como o escritor e teólogo Frei Betto, o jornalista e politólogo Ignacio Ramonet ou o antigo presidente do Uruguai, José Mujica.

- Publicidade -

Durante a palestra, Luís Gomes irá partilhar a sua experiência enquanto autarca e membro do Comité das Regiões da União Europeia, onde tem vindo a desenvolver um intenso trabalho nas áreas da proteção do emprego, do investimento e das migrações, tendo já visto adotado pela Comissão Europeia um parecer seu com vista à promoção da economia social.

Recorde-se que o presidente da autarquia de VRSA foi recentemente convidado a integrar o Comité de Peritos da Comissão Europeia para o Empreendedorismo Social (GECES), uma plataforma que reúne especialistas de diversas áreas e que monitoriza o grau de desenvolvimento e implementação das políticas da economia social no contexto europeu.

Englobando as esferas cultural, moral, social, económica, ambiental e política, a palestra tem ainda como objetivo dar contributos sobre políticas e estratégias que contribuam para a erradicação da pobreza e da segregação racial ou religiosa, promovendo o acesso universal à educação e à cultura.

A participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António naquela conferência internacional dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos entre o município algarvio e a República de Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura, educação, desporto, saúde, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

Esta proximidade já levou a República de Cuba a homenagear o autarca de VRSA com a Medalha da Amizade – a mais alta condecoração atribuída por aquele país a um cidadão estrangeiro – e a promover a sua integração no Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, uma instituição prestigiada da qual fazem parte alguns dos mais influentes pensadores e figuras de relevo mundial.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.