Luís Gomes debate “plano de investimento europeu nas regiões” em Madrid

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, participa, esta quarta-feira, em Madrid, na conferência “Promover o Investimento nas Regiões e Cidades da União Europeia”, organizada pelo Partido Popular Europeu.

A iniciativa integra-se no Congresso Estatutário 2015 do PPE, também a decorrer na capital espanhola.

Entre os palestrantes encontram-se altos representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu, do Banco Europeu de Investimento e do cenário político espanhol que deverão apresentar as oportunidades financeiras disponíveis para as economias europeias, através das autoridades locais e regionais, promoverem o crescimento e a criação de novos empregos nas regiões e cidades da UE.

- Publicidade -

No programa, o destaque centra-se nos planos de investimento que estão a ser traçados no seio da União Europeia, nomeadamente os fundos de coesão que têm como horizonte o ano de 2020 e visam as melhores soluções de estabilidade para ultrapassar as dificuldades económicas.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, “o conjunto de medidas hoje em discussão terá efeitos positivos no desenvolvimento das regiões e das cidades portuguesas, na medida em que se estuda um modelo de sinergias entre os diversos fundos à disposição dos estados membros, o que permitirá a transversalidade dos instrumentos de financiamento, promovendo a integração dos vários setores de atividade”.

“Da mesma forma, a conferência coloca em cima da mesa os desafios e as vantagens da criação de um mercado único digital, o que permitirá à União Europeia tornar-se mais competitiva e levar por diante a criação de um plano de investimento à escala europeia, encontrando as melhores soluções para aumentar a injeção de capital público e privado na economia real”, acrescenta o autarca algarvio.

Além disso, o Comité Europeu de membros do PPE irá apresentar projetos “com verdadeiro valor acrescentado para a economia europeia” e discutir o papel das autoridades locais e regionais – nomeadamente as autarquias e estruturas municipais e supramunicipais – no apoio e gestão de projetos de investimento público e privado.

Recorde-se que o presidente da autarquia de VRSA foi recentemente convidado a integrar o Comité de Peritos da Comissão Europeia para o Empreendedorismo Social (GECES), uma plataforma que reúne especialistas em diversas áreas e que monitoriza o grau de desenvolvimento e implementação das políticas da economia social no contexto europeu.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.