Luís Gomes distinguido pelo Conselho de Estado da República de Cuba

ouvir notícia

Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), Luís Gomes, é homenageado, esta quarta-feira, em Cuba, pelo Conselho de Estado, onde irá receber a Medalha da Amizade.

Trata-se da mais alta condecoração atribuída pela República de Cuba a um cidadão estrangeiro e visa destacar a relação de proximidade que o município de VRSA tem mantido com este país ao longo dos últimos oito anos.

O galardão tem o alto patrocínio do presidente Raúl Castro e será atribuído no Instituto Cubano de Amizade com os Povos, tendo posterior transmissão na televisão cubana.

- Publicidade -

Para Luís Gomes, esta distinção “é a prova do sucesso das relações de proximidade que Vila Real de Santo António sempre desenvolveu, sem reservas, com a República de Cuba, e através da qual se provocaram importantes roturas, nomeadamente na saúde, cujas parcerias contribuíram para a redução das filas de espera para cirurgia, na área da oftalmologia, no Serviço Nacional de Saúde”.

Por outro lado, prossegue Luís Gomes, esta proximidade “tem permitido encontrar diversas respostas sociais com impacto na melhoria da qualidade de vida dos vila-realenses. Disso é exemplo o programa Cuidar, onde beneficiamos do ‘know-how’ de Cuba ao nível da oftalmologia, ou o modelo geriátrico pioneiro desenvolvido na Casa do Avô”.

Também através da colaboração com os serviços de saúde de Cuba, mais de 300 vila-realenses beneficiaram de intervenções oftalmológicas naquele país, tendo o exemplo sido seguido por outros municípios.

Esta parceria estratégica levou também à abertura do Centro Médico Internacional de VRSA, onde se encontram alguns dos mais inovadores tratamentos na área da medicina física e da reabilitação.

No campo cultural, as sinergias com Cuba permitiram a realização de diversas edições do Encontro de Cultura Cubana e a organização, em VRSA, da Conferência Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, reunião que trouxe ao nosso país o destacado intelectual e teólogo Frei Betto.

Também no âmbito desta homenagem, Luís Gomes conduziu uma “Sessão Magistral”, na Universidade das Ciências Informáticas, em Havana, subordinada ao tema “A situação da Europa e o seu futuro imediato”.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.