Luís Gomes promove oportunidades de investimento para empresários locais em Cabo Verde

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, deslocou-se na passada semana a Cabo Verde, à Ilha do Sal, acompanhado por uma comitiva de empresários locais.

A visita inseriu-se no primeiro Encontro Internacional das Geminações do Município do Sal, edilidade com a qual a cidade vila-realense se encontra agora oficialmente geminada.

Neste âmbito, o autarca, empresários e representantes da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral) foram recebidos por membros da Câmara de Turismo de Cabo Verde, pela Cabo Verde Investimentos, por um representante das relações exteriores do país, bem como um representante do ministério das infra-estruturas e da economia marítima.

- Publicidade -

Em cima da mesa estiveram temas ligados ao turismo, ao comércio, à indústria naval e conserveira e às energias renováveis.

Ao nível do fomento económico, o programa contemplou uma conferência com os municípios geminados com Cabo Verde, onde os representantes de cada uma das cidades convidadas reflectiram e partilharam experiências sobre o que deve ser o turismo de qualidade e como pode esta actividade envolver as populações locais e promover o desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, avaliou-se a forma sobre como podem os operadores turísticos e as empresas locais aumentar os seus índices de responsabilidade social.

Já no último dia de trabalhos, decorreu uma reunião, organizada pela Câmara do Turismo, onde foram elencadas as áreas de investimento que Cabo Verde tem para oferecer. Na sessão, que contou com a presença de empresários dos municípios geminados, estudaram-se as melhores formas de colocar os processos de geminação ao serviço da economia local.

Na ocasião, as forças vivas do país, assim como algumas entidades bancárias, deram igualmente a conhecer aos participantes no Encontro Internacional das Geminações do Município do Sal as melhores formas de os envolver nos processos de geminação e de alargar as modalidades de cooperação intermunicipal.

Para efectivar as parcerias activas com o Município do Sal, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inaugurou a Praça das Geminações, na localidade de Santa Maria, onde figura agora uma árvore em representação de cada município geminado com o Sal.

A cerimónia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, que assinalou a plantação de uma árvore alusiva a Vila Real de Santo António.

Actualmente, o município do Sal encontra-se geminado com 27 municípios de países tão distintos como Portugal, Espanha, Itália, Brasil ou China.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.