Luís Gomes representa presidente do Comité das Regiões no Parlamento Europeu

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, integra, esta quinta-feira, em Bruxelas, a audição pública do intergrupo “Economia Social” do Parlamento Europeu.

A reunião tem como objetivo impulsionar a criação de parcerias entre os diversos organismos públicos, de forma a colocar em prática os princípios da economia social, setor que se afigura já como um instrumento eficaz de combate à crise económica, representando já 11 milhões de postos de trabalho na Europa.

Nesta audição, o autarca de Vila Real de Santo António encontra-se em representação do presidente do Comité das Regiões, Markku Markkula, e irá defender de que forma os organismos públicos podem estabelecer parcerias com as empresas e organizações da economia social, tornando-as peças chave para alcançar os objetivos europeus de crescimento sustentável e de coesão.

- Publicidade -

Estas metas ganham ainda mais relevo tendo em consideração que a economia social é já responsável pela criação de 2 milhões de empresas sociais e por 10% dos negócios europeus, números já apresentados por Luís Gomes à Comissão Europeia no seu parecer sobre a importância do “papel da economia social na recuperação do crescimento económico e no combate ao desemprego”.

Durante a sessão, que terá a forma de mesa redonda, Luís Gomes irá avaliar estas questões com um painel de convidados onde se incluem Michel Barnier, ex-comissário para o Mercado Interno e Serviços, Raffaele Cantone, presidente da autoridade italiana Anti-Corrupção, Jean Pal Denanot, co-presidente do Intergrupo para os Bens Comuns e Serviços Públicos, e Mariví Monterserín, autarca de Avilés (Espanha).

O intergrupo “Economia Social” é uma plataforma de intercâmbio entre os membros do Parlamento Europeu e os representantes da sociedade civil e constitui um elo essencial no processo democrático da União Europeia.

Tem como objetivos promover o intercâmbio de pontos de vista sobre as políticas e a legislação da União Europeia relacionada com a economia social.

Procura reunir os deputados de todos os partidos políticos e de todos os Estados membros e une esforços para garantir que o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e o Conselho de Ministros tenham em conta a economia social e os seus atores no desenvolvimento de políticas eficazes e socialmente justas.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.