Lusitano perto da 3.ª Divisão

ouvir notícia

.

Equipa de Vila Real de Sto. António ainda não conseguirá garantir o título (matemáticamente) este sábado, mas poderá deixar a questão praticamente resolvida

Domingos Viegas

Este sábado disputa-se a 28.ª jornada (antepenúltima) da 1.ª Divisão Distrital do Algarve, em futebol, e o líder Lusitano pode deixar as questões do título e da subida à 3.ª Divisão praticamente resolvidas.

- Publicidade -

Para isso, a formação de Vila Real de Santo António terá que derrotar, em casa, o Quarteira e esperar que o Ferreiras não pontue na deslocação ao terreno do Faro e Benfica.

Recorde-se que o Lusitano comanda com 68 pontos, mais três do que o Ferreiras, que está na segunda posição. A verificar-se aquele hipotético cenário, a equipa da cidade pombalina ficaria com uma margem de seis pontos e garantiria praticamente o título, já que está, atualmente, com vantagem em caso de igualdade pontual com a formação das Ferreiras.

De acordo com os regulamentos da Associação de Futebol do Algarve, nos casos em que as equipas concluirem a competição com o mesmo número de pontos, o primeiro critério de desempate é o resultado entre elas e o segundo é a diferença entre golos marcados e golos sofridos nos jogos realizados entre si.

O Lusitano perdeu 1-0 nas Ferreiras e ganhou por o mesmo resultado em casa, por isso o desempate teria que ser encontrado através do terceiro critério, que é a diferença entre os golos marcados e sofridos em toda a competição. E o Lusitano tem neste momento um saldo positivo de 50 golos, contra 37 do Ferreiras.

Ou seja, caso o Ferreiras perca em Faro e o Lusitano ganhe ao Quarteira, para ser campeã, a equipa do concelho de Albufeira teria que marcar, pelo menos, mais de 13 golos nos dois restantes jogos e esperar que a formação raiana não voltasse a pontuar e não marcasse qualquer golo.

No entanto, um triunfo do Ferreiras ou um resultado do Lusitano que não seja a vitória deixará o campeonato ainda mais animado para as duas últimas jornadas e a atribuição do título poderá ficar adiada, inclusivamente, até à última ronda.

Quem está praticamente fora destas contas é o Armacenenses, que chegou a liderar a competição, sem derrotas, durante vários meses. A três jornadas do fim, a equipa de Armação de Pêra está com 60 pontos, o que significa que não conseguirá fazer mais do que 69 pontos. Recorde-se que o Lusitano já tem 68 e o Ferreiras tem 65. Porém, matemáticamente, o Armacenenses também tem hipóteses (embora muito remotas) de conquistar o primeiro lugar.

Em relação à zona mais baixa da tabela, o Estombarenses (11 pontos) já desceu à 2.ª Divisão Distrital. Silves (23 pontos) e Alvorense (17) são os dois “candidatos” à segunda vaga da despromoção. Um deles desce, o outro conseguirá a permanência. Todas as restantes equipas já garantiram a manutenção.

O que falta aos três primeiros:

Lusitano: Quarteira (C), Culatrense (F) e Silves (C).
Ferreiras: Faro e Benfica (F), Armacenenses (C) e Castromarinense (F).
Armacenenses: Santaluziense (C), Ferreiras (F) e Guia (C).

.

1.ª Divisão Distrital – 28.ª jornada (sábado, 16h00)
Alvorense – Silves
Imortal – Culatrense
Moncarapachense – Guia
Odiáxere – Campinense
Lusitano – Quarteira
Faro e Benfica – Ferreiras
Armacenenses – Santaluziense
Castromarinense – Estombarenses

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.