Mãe Soberana regressa à cidade de Loulé no domingo de Páscoa

ouvir notícia

Festa Grande após quinzena de oração e reflexão.

Em Loulé, a tarde do domingo de Páscoa é também sinónimo do início de uma quinzena em que a imagem da padroeira, a Nossa Senhora da Piedade, desce o monte do seu santuário durante a chamada Festa Pequena. A descida está marcada para as 17h00 seguindo-se uma Eucaristia na Igreja de S. Francisco às 18h00.
Um momento emblemático que só é superado com a Festa Grande que se realiza no final da quinzena em que a padroeira fica na cidade e junta diariamente, ao pé de si, centenas de pessoas que participam nas orações, novenas e sermões, na igreja de S. Francisco.
De segunda a sexta-feira as missas realizam-se na mesma igreja às 9h30, 19h00 e 21h00. Nos dois sábados desta quinzena, as missas realizam-se às 10h00, 18h00 e 21h00, enquanto no domingo, dia 1 de maio, as missas estão marcadas para as 10h00 e as 18h00.
Após este período de vigília religiosa junto da padroeira, a população volta a juntar-se para acompanhar o regresso da Mãe Soberana até ao Santuário. Este é um momento apontado como ex-líbris do maior evento religioso realizado a Sul do Tejo e que leva a Loulé devotos da Nossa Senhora da Piedade de todo o Algarve e visitantes de todo o país e além-fronteiras.
A subida do monte até ao Santuário proporciona um cenário único onde a padroeira é levada em ombros pelos Homens do Andor ao som da Marcha da Mãe Soberana interpretada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.
A Festa Grande está marcada para dia 8 de maio e as cerimónias começam na Igreja de S. Francisco, pelas 10h00. Pelas 11h00 começa a procissão que leva a padroeira até ao Monumento do Eng.º Duarte Pacheco onde se realizará uma Eucaristia dedicada às crianças e jovens a partir das 12h00. Até às 16h00, a padroeira permanece no palco instalado junto ao momento acolhendo as homenagens e orações dos visitantes. O Bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir à Eucaristia que se realiza no mesmo local às 16h00. Depois de uma procissão em que a Mãe Soberana visita as principais ruas da cidade os devotos juntar-se-ão junto à Igreja de S. Francisco de onde sairá a marcha de regresso ao santuário pelas 18h00.

JA/S.C.S.
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.