Magia das Noites d’Encanto regressa em julho a Cacela Velha

ouvir notícia

.

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre os dias 14 e 17 de julho, em mais uma edição das «Noites d’Encanto».

Durante quatro dias, os múltiplos recantos de Cacela Velha irão receber coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

- Publicidade -

Mais de 70 artesãos de diferentes culturas e credos irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

Nesta edição, a música Gnawa, um dos principais géneros do folclore de Marrocos, que se carateriza pelo uso de cantos, danças e rituais sincréticos para atingir um estado de transe, estará em destaque nas ruas de Cacela Velha.

A programação reserva também lugar para sessões de dança tribal com fogo, um workshop de instrumentos de percussão do mundo árabe, um workshop de dança oriental, bem como a exposição «Mouras Encantadas», de Sofia Pinto Correia.

Em cartaz, destaca-se igualmente a atuação do multi-instrumentista Emilio Villalba, que apresentará diariamente, na igreja de Cacela Velha, um programa de músicas de Al-Andalus interpretadas com instrumentos históricos de enorme beleza visual e sonora.

Como vem sendo hábito, o Cemitério Antigo de Cacela Velha voltará a converter-se num salão de chá e de jogos de tabuleiro, que representam uma das faces lúdicas da atividade humana, desde tempos imemoriais, cujo legado nos foi deixado por cristãos e árabes.

Ainda no centro da vila histórica, a Casa do Pároco irá receber, nos dias 15 e 16 de julho, pelas 19h30, duas conversas descontraídas sobre «Anda Mouro na Costa – A pirataria na costa algarvia», com o historiador Hugo Cavaco, e «Provérbios à roda do Mediterrâneo», com Rui e Marinela Soares.

Nas «Noites d’Encanto» a gastronomia terá sempre um espaço de relevo, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab.

Em paralelo, e pelo terceiro ano consecutivo, irá realizar-se o Concurso de fotografia «Momentos d`Encanto», no qual os visitantes irão tentar captar a foto que melhor defina as Noites d`Encanto.

As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.