Maio de 68 recordado em Faro com debate, cinema e música

ouvir notícia

Fernando Rosas

.

O núcleo de Faro da Associação José Afonso (AJA), o Cineclube de Faro, a CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania e a Sociedade Recreativa Artística Farense – “Os Artistas” vão assinalar o 50.º aniversário do Maio de 68 com três momentos na cidade de Faro (cinema, música e debate), dando seguimento a uma ideia do núcleo de Faro do Bloco de Esquerda.

As comemorações começam já este sábado, dia 12, pelas 16h00, com a exibição do documentário “No intenso agora”, de João Moreira Salles, no IPDJ, e, pelas 21h30, com a exibição de outro documentário, “O fundo do ar é vermelho”, de Chris Marker. Ambas as sessões são de entrada gratuita.

- Publicidade -

A música da década de 60 do século passado – quer a de tradição de resistência quer o pop e o rock n’roll – surge com uma vocação transcontinental e capaz de divulgar com tremenda eficácia os novos imaginários nos idos de 68 no contexto da mudança e expansão de novas formas culturais. Disso mesmo nos dará conta o musicólogo Pedro Pyrrait na sessão musical “(Do)Comentada” a ter lugar na Sociedade Recreativa Artística Farense “Os Artistas”, na tarde de dia 19 (sábado), pelas 16h30.

O historiador e militante de esquerda Fernando Rosas, o encenador e o ex-exilado político Hélder Costa e o também ex-exilado político João Martins, ambos residentes em Paris à altura dos acontecimentos, são os convidados de honra do núcleo de Faro do Bloco de Esquerda para questionarem e debaterem a questão que se impõe: “O que não aconteceu e que podia – devia? – ter acontecido? Pode-se repetí‑lo?”, pelas 18h00, no auditório do IPDJ. ESta sessão realiza-se no dia 3 de junho, às 18h00, no IPDJ.

Este movimento político acredita que, no tempo atual, política e ideologicamente exigente, vale o esforço de um olhar crítico sobre a História que actualize a compreensão do presente, no confronto com as ideologias que se mascaram na roupagem da sua invisibilidade, escamoteando uma das aprendizagens de Maio de 68.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.