Maior iniciativa de voluntariado empresarial passa pelo Algarve

ouvir notícia

Voluntários requalificam o jardim da Santa Casa da Misericórdia de Faro

O “GIRO 2012″, a maior iniciativa de voluntariado empresarial realizada em Portugal, passou na última semana pelo Algarve e contou com a presença de mais de 50 voluntários de empresas associadas do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) que trocaram o seu local de trabalho por um dia dedicado a uma causa solidária.

Na Casa dos Rapazes, em Faro, 15 voluntários arregaçaram mangas e puseram mãos à obra para requalificar os espaços interiores daquela instituição. Também na capital algarvia, mas na Santa Casa da Misericórdia, mais 15 voluntários trocaram a sua normal atividade profissional pela jardinagem e agarraram em ancinhos, pás e enxadas para requalificar os espaços de jardim da instituição.

No ano em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o GIRO não deixou escapar a oportunidade de proporcionar o intercâmbio entre gerações. Ao longo dos próximos meses, na Santa Casa da Misericórdia de Faro, os voluntários vão criar uma horta intergeracional.

- Publicidade -

Já em São Brás de Alportel, no Jardim Municipal Carreiras e Viegas, cerca de duas dezenas de voluntários dedicaram o dia à inclusão desportiva e acompanharam, num circuito de orientação, 19 utentes portadores de deficiência mental e 125 crianças crianças em idade pré-escolar.

“Ao longo de sete anos, tem sido muito gratificante assistir a um envolvimento crescente das empresas e seus colaboradores em iniciativas de voluntariado”, diz Conceição Zagalo, presidente do GRACE, visivelmente orgulhosa com o desempenho das empresas associadas.

A responsável frisa que “num momento tão particular como o que atualmente se vive, a adesão em massa por parte do tecido empresarial superou todas as expectativas e confirmou que a dificuldade aguça o engenho, transportando para o terreno todo o potencial que as pessoas encerram no encontro de soluções capazes de ultrapassar alguns dos problemas enfrentados pela sociedade”.

A sétima edição do GIRO realizou-se em 10 localidades do país, e chegou pela primeira vez aos Açores. A edição deste ano contou com a participação total de mais de 600 voluntários das empresas associadas do GRACE

Em seis edições, o GIRO já reuniu mais de 3700 voluntários, cujo trabalho no terreno permitiu beneficiar mais de 50 instituições e cerca de 15 mil beneficiários em todo o país.

A iniciativa inclui várias intervenções a nível nacional, tendo como objetivo trabalhar a inclusão social, a defesa dos animais e a recuperação de espaços naturais.

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) foi formado em 25 de fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, maioritariamente multinacionais, que tinham como denominador comum o interesse em aprofundar o papel do setor empresarial no desenvolvimento social. O GRACE foi pioneiro enquanto associação portuguesa sem fins lucrativos dedicada à problemática da Responsabilidade Social Empresarial.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.