Maior iniciativa de voluntariado empresarial passa pelo Algarve

Voluntários requalificam o jardim da Santa Casa da Misericórdia de Faro

O “GIRO 2012”, a maior iniciativa de voluntariado empresarial realizada em Portugal, passou na última semana pelo Algarve e contou com a presença de mais de 50 voluntários de empresas associadas do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) que trocaram o seu local de trabalho por um dia dedicado a uma causa solidária.

Na Casa dos Rapazes, em Faro, 15 voluntários arregaçaram mangas e puseram mãos à obra para requalificar os espaços interiores daquela instituição. Também na capital algarvia, mas na Santa Casa da Misericórdia, mais 15 voluntários trocaram a sua normal atividade profissional pela jardinagem e agarraram em ancinhos, pás e enxadas para requalificar os espaços de jardim da instituição.

No ano em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o GIRO não deixou escapar a oportunidade de proporcionar o intercâmbio entre gerações. Ao longo dos próximos meses, na Santa Casa da Misericórdia de Faro, os voluntários vão criar uma horta intergeracional.

Já em São Brás de Alportel, no Jardim Municipal Carreiras e Viegas, cerca de duas dezenas de voluntários dedicaram o dia à inclusão desportiva e acompanharam, num circuito de orientação, 19 utentes portadores de deficiência mental e 125 crianças crianças em idade pré-escolar.

“Ao longo de sete anos, tem sido muito gratificante assistir a um envolvimento crescente das empresas e seus colaboradores em iniciativas de voluntariado”, diz Conceição Zagalo, presidente do GRACE, visivelmente orgulhosa com o desempenho das empresas associadas.

A responsável frisa que “num momento tão particular como o que atualmente se vive, a adesão em massa por parte do tecido empresarial superou todas as expectativas e confirmou que a dificuldade aguça o engenho, transportando para o terreno todo o potencial que as pessoas encerram no encontro de soluções capazes de ultrapassar alguns dos problemas enfrentados pela sociedade”.

A sétima edição do GIRO realizou-se em 10 localidades do país, e chegou pela primeira vez aos Açores. A edição deste ano contou com a participação total de mais de 600 voluntários das empresas associadas do GRACE

Em seis edições, o GIRO já reuniu mais de 3700 voluntários, cujo trabalho no terreno permitiu beneficiar mais de 50 instituições e cerca de 15 mil beneficiários em todo o país.

A iniciativa inclui várias intervenções a nível nacional, tendo como objetivo trabalhar a inclusão social, a defesa dos animais e a recuperação de espaços naturais.

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) foi formado em 25 de fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, maioritariamente multinacionais, que tinham como denominador comum o interesse em aprofundar o papel do setor empresarial no desenvolvimento social. O GRACE foi pioneiro enquanto associação portuguesa sem fins lucrativos dedicada à problemática da Responsabilidade Social Empresarial.

Advertisements

pub

 

Advertisements
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste