Mais areia para a Praia D. Ana em Lagos

ouvir notícia

.

Arrancaram no início desta semana os trabalhos de alimentação artificial da Praia da D. Ana, em Lagos, previstos no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (Burgau-Vilamoura).

“O início das obras remonta a 2009, mas o conjunto de intervenções foram suspensas, uma vez que o projeto necessitou de ser revisto e, só agora, na sequência da obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas relativamente ao contrato da empreitada, a Agência Portuguesa do Ambiente veio informar o município que está em condições de proceder à consignação da obra”, justifica a autarquia.

Destinada a proteger as arribas da erosão provocada pela ação das marés, esta intervenção irá ter um custo estimado de 1,8 milhões de euros, prevendo-se que a utilização da praia fique condicionada até ao dia 15 de junho.

- Publicidade -

Os trabalhos implicarão, igualmente, que os acessos e a circulação automóvel naquela zona fiquem, por isso, temporariamente condicionados.

“Após as ações preparatórias, os trabalhos irão iniciar-se pela construção de uma estrutura de retenção lateral entre a arriba do limite Norte da praia da D. Ana e o leixão maior dos Artilheiros, seguindo-se a operação de enchimento da praia por bombagem de cerca de 140 mil metros cúbicos de areia”, explicam os responsáveis.

Uma praia de eleição

“No final desta obra, a extensão do areal da Praia da D. Ana ganhará cerca de 40 metros, permitindo por isso mais espaço para os muitos turistas que a procuram, bem como a criação de uma zona de segurança imperativa junto às arribas”, acrescenta a Câmara de Lagos, referindo que esta intervenção é considerada “indispensável à proteção da frente de mar e à segurança dos utilizadores desta zona balnear de excelência do concelho”.

A autarquia adianta ainda que está ciente de que esta obra irá provocar alguns inconvenientes, mas frisa que a intervenção é “absolutamente indispensável para a viabilidade e continuidade da praia da D. Ana como praia de eleição e cartaz turístico de Lagos”.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.