Mais de 37 mil alunos admitidos na Universidade

ouvir notícia

.

Cerca de 93% dos candidatos entram na primeira fase do concurso ao Ensino Superior.

Mais de 37 mil alunos foram colocados na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior 2013/2014, revela o Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com os dados divulgados, dos 40.419 candidatos foram admitidos 37.415 alunos, o que corresponde a 93%.Mantém-se, contudo, a tendência de descida do número de candidatos ao ensino superior público, que no ano passado se cifrou nos 45.078.

- Publicidade -

Nesta primeira fase, 91% dos alunos colocados conseguiu entrar numa das suas três primeiras opções, contra 87% em 2012.

Das 51.461 vagas disponíveis, ficaram ocupadas 37.415 e 14.176 por preencher.

Universidade do Porto é a mais concorrida

A nível das Universidades, a Universidade do Porto foi a mais escolhida pelos candidatos deste ano, tendo preenchido 97% das suas vagas, seguida pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e pela Universidade Nova de Lisboa, ambas com uma taxa de ocupação de 92%.

No ensino politécnico, as vagas nas escolas superiores de enfermagem de Coimbra, Lisboa e Porto e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril ficaram totalmente preenchidas nesta primeira fase.

Pelo contrário, no Instituto Politécnico de Tomar apenas 20% das vagas ficaram ocupadas, enquanto no Instituto Politécnico de Bragança 23% dos lugares ficaram preenchidos e no Instituto Politécnico da Guarda 27%. Os Instituto Politécnicos de Beja e de Portalegre também não ultrapassaram 33% e 31% das vagas preenchidas, respetivamente.

Notas negativas de acesso

A Universidade do Porto apresenta quatro das cinco notas de entrada mais altas no Ensino Superior.

A média mais elevada corresponde ao curso de mestrado integrado de Medicina da Universidade do Porto (18,1 valores). Segue-se o curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) com 18,07 valores, o curso de Medicina da Universidade do Minho, com 17,92 valores e o curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com 17,9 valores.

No quinto lugar surge a Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com 17,8 valores de nota de entrada.

Entre as notas mais altas encontram-se também os cursos de Medicina, da Faculdade de Medicina de Lisboa, e de Design de Comunicação, da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, com 17,6 valores.

Mas ainda é possível entrar com nota negativa no Ensino Superior. Três dezenas de cursos registaram menos de 10 valores, tendo em conta a média do último colocado – entre os 9.5 valores, como o curso de Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e os 9,9 valores do curso de Estudos Portugueses e Espanhóis da Universidade da Beira Interior.

Entre 9 e 20 de setembro, decorre o concurso para a segunda fase de acesso ao Ensino Superior. Os resultados são conhecidos no dia 26.

Liliana Coelho (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.