Mais de 700 expositores e vários artistas na Fatacil 2018

ouvir notícia

O certame surgiu em 1980, quando ainda era um evento de âmbito local. Hoje, a Fatacil é a maior montra dos produtos regionais

A edição deste ano da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (Fatacil), que se realiza desde 1980, contará com cerca de 700 expositores e vários artistas, entre os quais Mariza e Carolina Deslandes. O certame realiza-se de 17 a 26 de agosto

Há 39 anos que a Fatacil de Lagoa funciona como uma montra das potencialidades da região. Ao longo de todos estes anos, esta feira já recebeu mais de três milhões de visitantes, assumindo-se como “a maior feira a sul do Tejo”, realça a organização, a cargo da câmara municipal.

O certame surgiu em 1980, quando ainda era um evento de âmbito local. Na altura, foram poucos os expositores, apenas doze, entre os quais três artesãos, tendo o certame de nove dias sido visitado por pouco mais de 1.500 pessoas.

- Publicidade -

Com os anos, o certame foi crescendo e, atualmente, o número de expositores já ascende aos 700, reunindo no mesmo espaço – o Parque Municipal de Feiras e Exposições da Cidade de Lagoa – os melhores produtos regionais e nacionais, lado a lado com exposições de animais, com destaque para as raças algarvias, assim como as últimas novidades da tecnologia para as áreas da agricultura e indústria.

Na edição de 2018, que vai decorrer de 17 a 26 de agosto, são esperados 170 mil visitantes (tal como no ano passado), sendo que as grandes atrações começam logo pela gastronomia, já que o evento integra uma grande mostra dos produtos de excelência do Algarve e de Portugal.

Vinhos, licores, queijos, enchidos, frutos secos, doces, pratos de carnes autóctones certificadas e dezenas de especialidades da gastronomia tradicional, poderão ser degustadas e apreciadas em todo o recinto ao longo dos 10 dias.

“Um evento com mais futuro”

“A Fatacil está em 2018 a demonstrar a sua capacidade de aprofundar as suas raízes e tradições, de se adaptar aos novos tempos e de se tornar um evento com mais futuro”, salienta a Câmara Municipal de Lagoa, sublinhando que esta feira é “o maior evento do verão algarvio e centro de dinamismo económico da região”.

Nesta 39ª edição, a organização vai destacar mais uma vez os vinhos da região e apostar na valorização da gastronomia local, já que Lagoa está na corrida ao concurso das “7 Maravilhas à Mesa”.

Por outro lado, o artesanato é outra das grandes atrações desta feira, com vários artesãos a trabalhar ao vivo, assim como as mais recentes novidades dos setores comercial, industrial e agropecuário.

O cartaz musical é outro dos pontos fortes da Fatacil de Lagoa. Para a próxima edição já estão confirmados três nomes: Mariza, Carolina Deslandes e C4 Pedro. O restante cartaz será apresentado nos próximos dias.

(NOTÍCIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE DE 5 DE JULHO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.