Mais de um milhão de vacinas contra a gripe

ouvir notícia

.

A Direção-Geral de Saúde encomendou um milhão e 70 mil vacinas para serem administradas gratuitamente, este ano, aos cidadãos com ou mais de 65 anos que queiram prevenir-se contra a gripe.

“O ano passado foram vacinados um milhão de idosos. Este ano, esperamos aumentar o número”, disse ao Expresso Graça Freitas da Direção-Geral de Saúde (DGS).

A médica explica que desde o ano passado, altura em que a vacina para este grupo etário passou a ser grátis, o número de vacinados tem vindo a crescer. “Foi a maneira de aumentar a acessibilidade”, frisou.

- Publicidade -

As vacinas estão, desde dia 1 de outubro, a ser distribuídas pelas administrações regionais de saúde aos centros de saúde locais. “De salientar que as unidades de saúde estão em contacto com lares ou instituições onde estejam internados idosos de modo a facilitar a vacinação”, referiu Graça Freitas.

Para levar a vacina, os interessados apenas têm de se deslocar à unidade de saúde local. “É melhor telefonarem antes a marcar para não terem de fazer deslocações em vão”, adverte a médica.

Além dos cidadãos com 65 anos ou idade superior, a vacina também é aconselhada a doentes crónicos e imunodeprimidos, as grávidas a partir das 12 semanas, profissionais de saúdes. “Estas pessoas são as que estão mais vulneráveis. É muito importante que sejam vacinadas para evitar doenças mais graves”, defende.

Para os chamados grupos de risco, a vacina tem um custo de quatro euros a suportar pelo interessado, o qual não terá de pagar taxa moderadora pelo ato médico.

O período de vacinação decorre até ao fim de janeiro, sendo que outubro e novembro são os meses aconselhados para a toma da vacina.

Carolina Reis (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.