Manifestação de 5 de Outubro de 2019 – Dia Mundial do Professor

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Professores unidos pelas luta saíram à rua em comemoração, no dia 5 de outubro, dia Mundial do Professor, e levaram em mãos as reivindicações que continuam a constar nas suas bandeiras de protesto.

No dia 5 de outubro, cerca de 15 mil professores reuniram-se no largo da rotunda do Marquês de Pombal. Fizeram-se acompanhar por bandeiras, faixas e placares com palavras de ordem, todas elas relacionadas com as reivindicações e reforçadas pela força das bandeiras dos respetivos sindicatos. Houve a novidade das bandeiras que atribuem diferentes cores a cada uma das reivindicações e às várias expressões que ordenam: recuperação integral do tempo de serviço; defesa do ECD; aposentação justa e rejuvenescimento da profissão; horários de trabalho legais; concursos justos; contra a precariedade; contra a municipalização da educação; por uma gestão democrática das escolas; menos alunos por turma; uma educação verdadeiramente inclusiva .

Caminhando para o Largo do Rossio e estendendo a longa e larga fila de professores pela Avenida da Liberdade, seguiu-se o ritmo marcado por alunos, que iam percutindo nos seus bombos. Por entre a soada da arrufada, também se conseguiu fazer ouvir palavras de ordem ditas pelos presentes, pois, esta comemoração do Dia Mundial do Professor é também um momento de luta e de reivindicação. Por esta razão: Rejuvenescer a profissão/Futuro para a Educação; Burocracia não/Tempo para a profissão; Professores valorizados/E por todos respeitados; O tempo é p’ra contar, TODO!; Aposentação/muito antes do caixão; Estabilidade, sim!/Precariedade, não!; Horas semanais: 35 e não mais!; Horários carregados/Professores esgotados; Municipalização/Não é solução; foram repetidas vezes sem conta, relembrando “o que não é para esquecer”, enquanto os nossos governantes continuarem a não querer dialogar, negociar e melhorar (tanto na educação, como nas condições do exercício da profissão docente).

Já no Largo do Rossio, houve espaço para atuações musicais de alunos e as reivindicações também tiveram lugar nas saudações isentas de propaganda eleitoral, assim como na apresentação de uma moção que foi votada e aprovada por unanimidade e aclamação. Para finalizar, ouviu-se o hino nacional, A Portuguesa, momento em que se estendeu esta comemoração a outra histórica, também celebrada nesse dia, a implantação da República.

É deste modo que, mais uma vez, os professores dão azo à sua luta e, comemorando entusiasticamente, relembraram à sociedade e aos governantes tudo o que consideram ser imprescindível para que a profissão docente seja dignificada e respeitada, assim como, para que toda a educação em Portugal (ensino público e particular) seja melhorado e valorizado.

Emmanuel da Luz

Professor e Dirigente Sindical do Sindicato dos Professores da Zona Sul

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.