Manifestações contra a reforma das pensões junta de 825.000 a três milhões de pessoas

ouvir notícia

A mobilização contra a reforma das pensões em França reuniu ontem de 825 mil a três milhões de manifestantes, consoante as fontes, e a greve nas refinarias levou a uma rápida falta de combustíveis nos aeroportos parisienses.

Pela quinta vez, os franceses manifestaram-se contra esta reforma impopular que visa aumentar a idade mínima da reforma dos 60 para os 62 anos.

De acordo com o Ministério do Interior francês, cerca de 825.000 pessoas marcharam (50.000 em Paris) em todo o país, sendo o nível mais «baixo de participação», desde o início dos protestos em setembro.

- Publicidade -

Por sua vez, a CGT, um dos principais sindicatos franceses, contabilizou «cerca de três milhões de pessoas» nas ruas (310.000 na capital), o que denota «uma firme determinação» dos manifestantes, sublinhou.

Referindo-se a uma redução “significativa”, o ministro do Trabalho francês, Eric Woerth, reconheceu que ainda há “muitos manifestantes” contra a sua reforma.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, já afirmou que irá “até o fim” com esta reforma, o que levou os sindicatos a anunciarem que vão manter a pressão. Na terça-feira, entre 1,2 a 3,5 milhões de pessoas sairam à rua para protestar, num novo recorde de mobilização, segundo as fontes.

Já está convocado um novo dia de greves e manifestações para a próxima terça-feira, na véspera da votação do diploma no Senado francês, o qual já foi aprovado pela Assembleia Nacional.

Os camionistas e os automobilistas já foram convocados pelos sindicatos para intensificar as ações de luta.

Esta decisão foi tomada uma vez que há a perceção de que a greve no setor energético começará a perder força.

No entanto, hoje, o conjunto das 12 refinarias francesas estiveram em greve e dez deverão parar proximamente, indicou a União das Indústrias Petrolíferas francesas(Ufip).

A ministra da Economia, Christine Lagarde, pediu aos franceses para não entrarem em pânico.

A França sofre com a “falta” de combustíveis, mas tem “stoks suficientes” para várias semanas, concluiu.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.