Manifesto apela a convergência de esquerda

ouvir notícia

O manifesto 3D foi lançado esta terça-feira

Chama-se “manifesto 3D” e pede unidade na esquerda para a dignidade, a democracia e o desenvolvimento do país. Cinco dos 65 subscritores de um novo manifesto para a convergência de esquerda convocaram ontem, em Lisboa, uma conferência de imprensa para exigir um “compromisso de ação política concreta” para uma alternativa governativa capaz de acabar com a “dramática situação” do país.

O ex-dirigente bloquista Daniel Oliveira, o académico José Reis, a medica Isabel do Carmo, o economista Ricardo Paes Mamede e a professora universitária Ana Castro foram os rostos da iniciativa que, para já, tem como meta uma candidatura conjunta as próximas eleições europeias.

O movimento quer “sentar à mesma mesa” as forças políticas, os movimentos sociais e as individualidades que não se reveem na atual forma de intervenção política e que acreditam que “há em Portugal uma esquerda capaz de ser construtiva e de governar o país”.

- Publicidade -

O movimento quer “dar o passo inicial” para se transformar numa ” plataforma política incontornável”. Para já tem como “propósito claro e imediato uma candidatura de todos ao Parlamento Europeu, que seja muito mais robusta”.

Os promotores não avançam nomes para a lista, nem a forma de lá chegar. Apenas assumem que, “neste momento” tanto o PS como o PCP estão fora deste diálogo aberto. Restam o Bloco de Esquerda e o projetado partido “livre” como interlocutores diretos.

No futuro, porém, os horizontes de colaborar num projeto de um Governo de esquerda alargam as perspetivas dos promotores do 3D, que para isso contam com socialistas e comunistas. A viabilidade do projeto é uma incógnita, tal como a possibilidade do apelo encontrar eco. Mas, diz José Reis, “estamos no limiar de um ciclo político, passou muito tempo sobre este terrível clima de austeridade”. Por isso, acreditam, há uma “grande convergência” para a mudança.

Rosa Pedroso Lima (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.