Marcelo contra “sançãozecas”: “Estou convencido que não haverá corte de fundos a Portugal”

ouvir notícia

.

“Suceda o que suceder nas próximas semanas, tenho para mim que não haverá cortes de fundos para Portugal.” A afirmação é do Presidente da República, esta segunda-feira, em Sabrosa, no âmbito de mais um Portugal Próximo, desta vez por Trás-os-Montes.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu bom senso a Bruxelas: “Eu sou uma pessoa sensata e, se houver sensatez, a Europa perceberá que estar a cortar fundos a Portugal e Espanha é criar dificuldades à própria Europa”. O Presidente congratulou-se por ter sido possível (“e foi difícil”) “haver unidade no país político contra as sanções”. “Agora”, disse, “vamos esperar”.

Mais preocupado em puxar pelo que une os vários partidos do que pelo que os separa, o Presidente explicou porque é que as sanções seriam injustas: “Se for para sancionar o Governo de Pedro Passos Coelho, é injusto porque esse Governo fez tudo o que era possível para cumprir. E se for para sancionar o Governo de António Costa, é prematuro neste momento”, quando a execução orçamental do ano ainda vai a meio.

- Publicidade -

Marcelo não excluiu a hipótese de sobrar “uma sançãozeca”, algo mais simbólico que substancial.

Quanto à presença de José Sócrates na inauguração da Casa Miguel Torga, em Sabrosa, a convite do presidente da Câmara, Marcelo Rebelo de Sousa achou normal: “As pessoas não podem ser facciosas”. Foi durante o Governo de Sócrates que esta obra começou a ser construída.

Ângela Silva (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.