Marchas e arraiais agitam as ruas de Portimão

ouvir notícia

.

Portimão prepara-se para viver 23 dias de grande animação, entre os próximos dias 8 e 30 de junho, com os desfiles das marchas e os arraiais levados a cabo pelas coletividades portimonenses. “A tradição dos santos populares é mantida e reinventada e as noites terão ainda mais brilho, com cheiro a sardinha assada e com o aroma de manjericos”, realça a organização.

Assim, as marchas populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que este ano contam com a participação de quatro coletividades do município: o Sporting Glória ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM), a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor. De referir ainda que, este ano, a marcha infantil do CIRM também irá participar com dezenas de crianças.

O primeiro desfile terá lugar esta sexta-feira, dia 8, na zona ribeirinha de Portimão. Antes, por volta das 21h15, as marchas concentrar-se-ão na Praça da República (Alameda), o ponto de encontro de eleição deste verão que será palco de vários eventos.

- Publicidade -

O segundo desfile está marcado para o dia 15 de junho, onde os marchantes irão desfilar no adro da igreja da Mexilhoeira Grande, enquanto, no dia 22 de junho, o desfile será à beira ria, na zona ribeirinha de Alvor e pelas ruas pitorescas da vila.

O culminar desta grande festa será no dia 29 de junho, na Praia da Rocha, com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no miradouro e a terminar na fortaleza de Santa Catarina. Todos os desfiles têm início marcado para as 22h00.

500 participantes dão largas à imaginação

Esta 19ª edição das marchas populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que mais uma vez vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.

A par dos desfiles, a música ecoará pelas ruas, ficando desde já registado “A Mexilhoeira” pela marcha infantil do CIRM, os “Faróis” pela Marcha da Sociedade Recreativa Figueirense, “Fumeiro” pela Marcha da Vila de Alvor, a “A Lenda do Pote de Ouro” pela Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e o “Jardim 1º Dezembro” pela Marcha do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

O espírito de vizinhança não faltará e Portimão convidou quatro marchas dos concelhos vizinhos para desfilar nas quatro sextas-feiras de junho. São elas a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/Meia Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira, a Marcha de Odiáxere e a Marcha Popular Nova Juventude de Silves.

Arraiais em Portimão fazem furor

Na tradição dos santos populares, os arraiais em Portimão fazem furor e na Rua Nova não será exceção. No centro histórico de Portimão, o Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense unem esforços e em plena rua irá ser criado um ambiente alegre repleto de cores, luzes e música, a que se mistura o fumo das sardinhas assadas na brasa, abafando o cheiro dos manjericos decorados nas mesas.

Nesta zona típica da cidade, os arraiais decorrerão nos dias 12, 23 e 29 de junho, das 19h30 às 00h00, e nesta grande esplanada improvisada, as sardinhas fazem-se acompanhar pelo caldo verde, pão com chouriça e vinho tinto.

Já o Sporting Glória ou Morte Portimonense organizará nos sábados 9, 16, 23 e 30 de junho, das 20h30 às 00h00, uma festa típica com música, dança, sardinhas, febras e bebida fresca. A festa terá lugar na zona adjacente da antiga lota, junto do rio Arade, local de passagem de centenas de pessoas nesta época.

Esta iniciativa é organizada pelo município de Portimão, em conjunto com as freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.