Margaret Thatcher “Dama de Ferro”, Morre aos 87

ouvir notícia

Margareth Thatcher morreu esta manhã aos 87 anos, informou o seu porta-voz Lord Bell.

“É com grande consternação que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher morreu esta manhã, em paz, na sequência de um acidenete vascular cerebral “, afirmou Lord Bell.

Thatcher, que ficou conhecida como a “Dama de Ferro”, foi a primeira mulher a chefiar o governo britânico entre 1979 e 1990.

- Publicidade -

Ícone do Liberalismo na década de 80, encolheu o governo e recuperou a prosperidade do país com uma receita admirada em todo o mundo. Os soviéticos apelidaram-na de “Dama de Ferro”. O ex-presidente americano Ronald Reagan disse “o melhor homem da Inglaterra”. O socialista francês François Mitterrand  definiu-a pelos seus “olhos de Calígula e lábios de Marilyn Monroe”. Na ficha de seleção para um emprego, ela foi rejeitada por ser “teimosa, obstinada e perigosamente dona de opiniões próprias”. Margaret Thatcher, a primeira-ministra da Grã-Bretanha que mais tempo permaneceu no cargo no século passado, morreu esta segunda-feira, aos 87 anos, deixando um papel bem definido na história: o de líder da revolução liberal que, na década de 1980, desmontou programas sociais deficitários, cortou impostos e gastos públicos, privatizou estatais perdulárias e tirou da paralisia a economia britânica.

Foi a primeira mulher a chefiar um governo parlamentar na história da Europa, Thatcher ficou onze anos e meio no poder, de 1979 a 1990, tempo mais do que suficiente para os princípios que defendia (menos governo, menos despesas e independência em relação à União Europeia) se fixarem profundamente no modo de vida britânico. Vinte anos depois do fim do seu governo, o “thatcherismo” continua tão atual na Grã-Bretanha quanto a monarquia, o peixe com batata frita e a cerveja quente dos pubs. Mais do que uma convicção política, é uma instituição nacional.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.