Mariano Rajoy vai tentar formar Governo com o PSOE após vencer eleições sem maioria

ouvir notícia

Mariano Rajoy

Ao longo da campanha para as eleições gerais antecipadas que tiveram lugar em Espanha este domingo, o Partido Popular (PP) deixou sempre claro que alcançar 30% dos votos e revalidar os 123 assentos parlamentares que tinha alcançado nas eleições de 20 de dezembro deveria ser suficiente para se qualificar para governar, isto apesar de o seu líder, Mariano Rajoy, ter sido alvo de críticas internas por nada ter feito para alterar a sua estratégia política ao longo dos últimos seis meses.

Sabia-se que o PP ia conseguir ficar em primeiro lugar novamente, mas agora que os votos foram totalmente contabilizados, dando 33% aos conservadores (o correspondente a quase 600 mil votos) e aumentando o número de deputados eleitos de 123 para 137, Rajoy sai muito melhor na fotografia do que se previa, apesar de ter voltado a falhar uma maioria qualificada para governar sozinho.

“Reclamamos o direito a governar e a ser úteis aos espanhóis”, declarou o chefe interino do Executivo no domingo à noite, após o anúncio dos resultados eleitorais, sublinhando que pretende voltar a tentar formar um governo de coligação com o PSOE.

- Publicidade -

Antecipava-se que os socialistas seriam os grandes castigados da noite, mas ao contrário do que previram as últimas sondagens de intenções de voto antes da ida às urnas, conseguiram manter-se como a segunda força mais votada, evitando serem ultrapassados pela formação de esquerda Unidos Podemos.

De acordo com a contagem de votos, o PSOE elegeu 85 deputados para o Congresso, menos cinco que em dezembro, e a coligação do Podemos de Pablo Iglesias e da Esquerda Unida elegeu 71, mais dois assentos parlamentares que há seis meses. O movimento centrista Cidadãos, que foi o único partido que aceitou investir o líder socialista, Pedro Sánchez, após o impasse de dezembro para se evitarem novas eleições legislativas, ficou novamente em quarto lugar mas com apenas 32 deputados, menos oito que no último plebiscito.

Segundo o “El País”, e apesar de não o ter expressado claramente na noite da vitória, Rajoy planeia tentar formar Governo com o PSOE, tendo marcado para esta segunda-feira às 13h uma reunião do comité executivo nacional do PP para delinear a sua estratégia. Caso os socialistas não aceitem integrar um Governo de maioria conservadora, Rajoy tentará que se abstenham na votação de um Executivo minoritário para conseguir ficar no poder.

Joana Azevedo Viana (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.