Mário Centeno: “Obrigado por se lembrarem que sou vila-realense”

O edil Luís Gomes, em primeiro plano, com o ministro das Finanças, Mário Centeno, na sua chegada ao Centro Cultural António Aleixo (Foto: Jornal do Algarve)

.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, foi hoje homenageado em Vila Real de Santo António, no âmbito do Dia da Fundação da Cidade, com a Medalha de Mérito Municipal pelo seu “brilhante percurso académico” e “carreira internacional de sucesso” na área da Economia.

“Permitam-me que hoje fale como vila-realense e não como ministro das Finanças”. Foi com esta frase que Mário Centeno iniciou o seu discurso, após ter recebido aquela distinção, e que levou à imediata interrupção da sua intervenção devido ao aplauso em uníssono do público que encheu por completo o Centro Cultural António Aleixo.

“É uma honra estar aqui e ser recebido tão calorosamente por pessoas com quem cresci. É um prazer estar aqui, junto do Guadiana, na terra onde cresci e da qual levei, e mantenho, as mais bonitas recordações da minha juventude”, prosseguiu o governante.

Refira-se que Mário Centeno nasceu em Olhão, apenas devido ao facto da sua mãe estar a desempenhar funções naquela cidade, mas foi muito cedo para Vila Real de Santo António, a terra da sua família, onde passou o resto da sua infância e a juventude.

“Vejo aqui muitas caras conhecidas, afinal esta é a minha terra e sinto-me, obviamente, em casa. Obrigado por se terem lembrado que eu também sou vila-realense. Sou um de vós e sempre serei”, afirmou Mário Centeno, levando a que o público o voltasse a interromper, pela segunda vez, com mais um momento de efusivos aplausos.

- Publicidade -

Durante a sua intervenção, o ministro recordou ainda momentos da sua juventude na cidade pombalina e, depois de concluída a cerimónia, aproveitou para reencontrar familiares, amigos, antigos colegas de escola e antigos professores.

Por seu turno, o edil vila-realense Luís Gomes frisou durante a sessão solene que “é uma grande honra ver que um vila-realense, como nós, está no mais alto patamar do serviço público e atrabalhar para todos nós”.

“Somos de partidos diferentes, mas mais importante do que os partidos são as pessoas. Depositamos a nossa confiança nas suas capacidades para levar o país a bom porto.”, referiu o autarca.

Homenagens a João Vasques e aos autores do Presépio Gigante

Outro dos homenageados com a Medalha de Mérito Municipal foi o antigo futebolista e treinador vila-realense João Vasques, que criou as escolas de futebol do Lusitano com José Ferreira, António Rosa e Joaquim Reis.

Também foram homenageados, com um Diploma de Mérito Municipal, os construtores do Presépio Gigante de Vila Real de Santo António: Augusto Rosa e Teresa Marques, bem como os seus colaboradores Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

As companhias de dança Splash e Idade de Ouro receberam um diploma idêntico, por se terem classificado nas primeira e segunda posições, respetivamente, na final do concurso de dança “Vive tu Sueño” (Vive o teu Sonho), realizado em Espanha.

Tal como acontece anualmente, foram ainda homenageados os funcionários da autarquia que completaram 25 anos de serviço e os melhores alunos do concelho.

Desfile histórico ao fim da tarde

As comemorações prosseguem esta tarde com o Desfile Histórico e Etnográfico, que começa às 18h00 junto ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e terminará na Praça Marquês de Pombal, depois de percorrer a Avenida da República e outras artérias do centro da cidade.

A Feira Iluminista começou ontem, quinta-feira, e pode ser visitada na Praça Marquês de Pombal durante todo o fim de semana.

Domingos Viegas

.

.

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste