Marroquinos que desembarcaram no Algarve causam estragos no centro de acolhimento

ouvir notícia

Os 11 marroquinos que desembarcaram no Algarve nos últimos meses e estavam instalados no centro de acolhimento temporário no aeroporto do Porto, destruíram na quinta-feira equipamentos daquele local e serão hoje presentes a tribunal, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os indivíduos vão ser indiciados pelos crimes de motim, sequestro, dano qualificado e ameaça e coação a funcionário.

Segundo o SEF, estes cidadãos provocaram “danos materiais em portas, vidros, tubagens e equipamentos” que obrigaram ao encerramento temporário do centro, no aeroporto do Porto, e permanecem detidos nas instalações da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR).

- Publicidade -

Os 11 cidadãos pertenciam ao grupo de 22 migrantes, oriundos do Norte de África, que seguiam numa embarcação intercetada pela Polícia Marítima, no passado dia 15 de junho, quando os tripulantes se preparavam para desembarcar na praia de Vale do Lobo.

O SEF explica que os 11 cidadãos reagiram “de forma violenta” quando foram notificados da decisão judicial que determinou a manutenção nos centros de instalação temporária, por mais 30 dias, dos elementos do grupo que desembarcaram em junho em Vale do Lobo.

Esta decisão do Tribunal de Loulé foi tomada “enquanto se aguarda autorização das autoridades marroquinas para execução do seu afastamento do território nacional, atentos os constrangimentos vigentes face ao contexto da pandemia de covid-19”, explica o SEF.

“Os cidadãos em causa foram, em devido tempo, notificados da decisão proferida sobre os pedidos de proteção internacional que formularam, os quais foram considerados infundados, pelo que atualmente subsiste o processo de afastamento coercivo”, acrescenta o SEF.

“Recorda-se que três cidadãos deste grupo já se haviam evadido daquele espaço no passado dia 3 de julho, tendo sido localizados no próprio dia e ali reinstalados”, acrescentou o SEF, sublinhando que se está “a acompanhar a situação, em conjunto com a PSP”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.