MARTINS COELHO

Nota Charingada

 

Vivemos no domínio do absurdo, por um lado o sistema capitalista obcecado pelo lucro inferniza a vida de centenas de milhões de pessoas e, por outro lado, está a destruir de forma brutal a biodiversidade do planeta.
O lucro tudo comanda e subordina ao seu insaciável apetite: homem e natureza.
O clima anda cada vez mais instável e perigoso, quarenta por cento das florestas já desapareceram, o mesmo sucedeu a cinquenta por cento das zonas húmidas; nos últimos trinta anos diminuíram em trinta por cento as espécies vertebradas e estão em perigo de extinção um quarto das espécies vegetais.
Degrada-se a qualidade da água, contamina-se os solos e o ar, mas persiste-se no caminho, e qualquer dia não há PEC que valha a um planeta moribundo.
Em breve vai realizar-se mais uma cimeira sobre a biodiversidade, desta vez em Nagóia, no Japão. Esperemos que não seja mais uma frustração como foi a de Copenhaga.
Todos, a todos os níveis, somos responsáveis.
A propósito disto, embora possa não parecer evidente a relação, a recente aprovação pela Assembleia Municipal de vários projectos que até terão o apoio do PM Sócrates (o que não abona os projectos) é, no mínimo, preocupante.
A CM fica autorizada a integrar uma empresa de capitais privados na qual o privado terá 51% do capital. Fica claro quem manda e que interesses poderão vir prevalecer. É de derreter o coração a preocupação que os projectos serão concretizados “de forma a não privatizar toda a frente marítima”. Agradecemos.
Sabendo nós que o PDM já devia ter sido revisto há muitos anos e ainda não foi, em que estratégia democrática para o desenvolvimento do Concelho de VRSA se inserem estes projectos ad hoc? em que se prometem investimentos de centenas de milhões de euros e mais de um milhar de postos de trabalho directos e indirectos. Onde irá financiar-se uma câmara que consta endividada para participar nesta megalómana operação, ou os investimentos serão totalmente privados e a CM “oferece” o solo público?
E aqui voltamos à biodiversidade. Será que a Mata Nacional, o sapal e a zona húmida da Ponta da Areia levarão mais uma facada dos tais gulosos dos lucros, facada à altura da estranha torre que querem espetar à entrada da barra, com 25 (?) andares ou coisa parecida.
Não existindo em VRSA trabalho para garantir a permanência de pessoas, designadamente de jovens, que venham a ocupar as inúmeras habitações a construir previstas (e certamente nada baratas), será futuramente uma cidade cada vez mais de segunda habitação, isto se a crise que se prevê por longos anos o permitir.

Nota: O autor não escreveu o artigo ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.