Mata de Vila Real de Santo António recebe 3 mil árvores novas

ouvir notícia

A ação de reflorestação começou na última semana e vai decorrer até ao mês de fevereiro (foto: Fátima Afonso)

Iniciativa envolve várias entidades e é realizada no âmbito do projeto Floresta Comum

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou recentemente as ações de reflorestação previstas no projeto Floresta Comum, que incluíram o início da plantação de novas árvores na Mata Nacional das Dunas Litorais e uma jornada de sensibilização que decorreu no denominado parque de merendas Camaleão.

- Publicidade -

Na globalidade, e até ao mês de fevereiro de 2013, o projeto prevê a plantação de cerca de 3 mil árvores naquele espaço inserido na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na Rede Natura 2000. Na última semana, foram simbolicamente plantadas as primeiras árvores, numa iniciativa organizada pelo Banco Local de Voluntariado de Vila Real de Santo António.

Além da autarquia, o projeto envolve a Autoridade Florestal Nacional (AFN), o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), que estabeleceram uma parceria com vista à criação de um programa de incentivo à reflorestação com floresta autóctone portuguesa e sementes nacionais.

Localmente, a ação conta com o apoio da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que indicará quais os terrenos a plantar e identificará as zonas prioritárias para a renovação do coberto vegetal existente.

Além da logística, a câmara municipal vila-realense assegurará o transporte das árvores, desde os viveiros até ao local da plantação, envolverá o Serviço Municipal de Proteção Civil (sapadores florestais) na manutenção e vigilância do espaço plantado e incluirá uma vertente educativa no projeto.

Para tal, a autarquia assegurará a participação dos alunos do concelho, no âmbito dos projetos ambientais desenvolvidos em contexto escolar, nomeadamente o “Eco-escolas”, através do qual será criada sinalética com informações relativas às espécies plantadas.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.