Media: Washington Post é o grande vencedor dos Pulitzer, que distinguem também site noticioso

ouvir notícia

O Washington Post, com quatro galardões, e o New York Times, com dois, são os grandes vencedores dos Prémios Pulitzer 2010, que nesta edição distinguiram um site noticioso na categoria de reportagem de investigação.

O diário Washington Post conquistou o Pulitzer para melhor reportagem internacional, feature, comentário e crítica, enquanto o New York Times foi agraciado nas categorias de reportagem nacional e reportagem de análise.

Os mais prestigiados galardões de jornalismo dos EUA são atribuídos pela Universidade de Columbia, sendo o júri composto por figuras da comunicação social e áreas afins e tendo cada prémio o valor monetário de 10 mil dólares (cerca de 7360 euros), à exceção da categoria “serviço público”, em que o vencedor recebe uma medalha de ouro.

- Publicidade -

ProPublica, um serviço digital de jornalismo de investigação, arrebatou um dos dois Pulitzers para reportagem investigativa, graças a um trabalho – em colaboração com a New York Times Magazine – sobre decisões tomadas por médicos de um hospital de Nova Orleães durante o furacão Katrina.

O outro galardão nesta categoria coube ao Philadelphia Daily News, enquanto a equipa do Seattle Times foi distinguida na categoria de “breaking news” pela cobertura do homicídio de quatro agentes policiais num café.

O Pulitzer para reportagem local foi para o Milwaukee Journal Sentinel, por um conjunto de histórias sobre fraudes e abusos cometidos num programa de apoio a crianças de pais carenciados.

A medalha de ouro para o melhor serviço público coube ao Herald Courier, de Bristol, na Virgínia, que divulgou um caso envolvendo direitos de exploração de gás natural em terrenos daquele estado norte-americano.

O Dallas Morning News foi premiado pelos seus editoriais e o cartoonista Mark Fiore, que publica no site do San Francisco Chronicle, viu o seu trabalho distinguido na categoria de cartoon editorial.

No que toca à fotografia, o Des Moines Register saiu vencedor na categoria de “breaking-news” e o Denver Post foi agraciado em fotografia feature.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

JA/Lusa

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.