Médicos alertam: “Depressões e suicídios vão aumentar com a crise”

ouvir notícia

A depressão é o segundo problema psiquiátrico mais frequente no mundo, logo a seguir às fobias

Francisco Amaral e Francisco Ferreira abordaram a temática no concelho de Alcoutim, com o objetivo de prevenir situações de risco

.

O médico Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, alertou que “as depressões e o número de suicídios vão aumentar” devido à crise económica e social que o país atravessa.

- Publicidade -

O autarca, que falava em Martim Longo na abertura de uma palestra que abordou a temática da depressão, alertou ainda para o difícil diagnóstico da doença: “Anda aí muita gente a passear depressões na rua sem saber. Há uma grande dificuldade em identificar os sintomas e relaciona-los com a doença”.

Saber mais sobre a doença e estar mais atento, foram os conselhos que Francisco Amaral deixou ao público presente, acrescentando, relativamente aos suicídios, que “há sempre sinais, nós é que andamos distraídos”.

O papel da crise económica como fator desencadeador da doença também foi sublinhado pelo médico psiquiatra Francisco Ferreira. Aquele médico do Hospital de Faro explicou que a depressão “é o segundo problema psiquiátrico mais frequente no mundo”, logo a seguir às fobias, mas frisou que nem todas as depressões procuram ajuda e que as fobias são claramente de mais fácil diagnóstico e tratamento.

Francisco Ferreira alertou para a necessidade de se encarar a depressão como “uma doença séria”, em que as pessoas “não se estão a vitimizar ou a exagerar”, pois “elas realmente sentem aquilo”, afirmou.

Revelando que a depressão pode ser fator de risco independente para determinadas doenças, entre as quais as cardiovasculares, o psiquiatra rematou que “não tratar a depressão é muito mais caro do que trata-la com tudo o que seria preciso”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.