Médicos retiram tumor a marabu no Zoo de Lagos

ouvir notícia

.

Um marabu que está no Zoo de Lagos há 17 anos – e até já foi pai de 13 exemplares em cativeiro – sobreviveu recentemente a uma cirurgia muito arriscada quando lhe foi retirado um tumor na asa.

“Simba tem pelo menos 20 anos, é um exemplar de marabu que está no Zoo de Lagos desde a abertura do parque, há 17 anos. Há alguns meses, começou a crescer-lhe um tumor na asa e teve de ser tomada uma decisão difícil: ou a cirurgia, que seria de risco, ou a eutanásia”, explica a equipa do Zoo de Lagos, que decidiu arriscar.

No final, a cirurgia correu da melhor forma possível e o Simba já se encontra a recuperar na instalação, ao lado da companheira, Zuly.

- Publicidade -

“Apesar da ponta da asa ter sido amputada, devido ao tumor, e de nesta espécie a cópula ocorrer de pé, há vários casos de indivíduos com asas amputas que originam ovos férteis”, informa a equipa do parque zoológico, acrescentado que este macho de marabu já gerou 13 descendentes, que se encontram distribuídos por diversos parques europeus.

“Agora, resta esperar para ver como evolui e que continue a reprodução de sucesso em cativeiro como tem feito ao longo destes 17 anos”, remata a equipa do Zoo de Lagos, que ainda espera que o Simba possa viver por “muitos e longos anos”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.