Médicos Sem Fronteiras exigem investigação internacional ao bombardeamento de hospital em Kunduz

ouvir notícia

.

A presidente dos Médicos sem Fronteiras (MSF), Joanne Liu, exigiu esta quarta-feira a abertura de um inquérito internacional para esclarecer as circunstâncias do bombardeamento norte-americano ao hospital de Kunduz, no Afeganistão. A organização de ajuda humanitária já declarou que não tem “confiança num inquérito militar interno” sobre aquilo que classifica como “um crime de guerra”.

Joanne Liu justifica a exigência argumentando que o ataque desrespeitou a Convenção de Genebra e por isso “não pode ser tolerado”. É também a Convenção de Genebra que prevê a constituição de uma Comissão Internacional Humanitária como a que os MSF solicitam para investigar “violações da lei humanitária internacional”. No entanto, esta opção nunca foi, até à data, posta em prática.

Os MSF afirmam que o ataque continuou mesmo após as forças norte-americanas e afegãs terem sido informadas de que o hospital tinha sido atingido. Segundo a organização, os pacientes acabaram por “morrer deitados nas suas camas”.

- Publicidade -

Desde o ataque, foram já várias as instituições que ordenaram a abertura de inquéritos sobre o caso, entre as quais o Pentágono, a NATO e as forças norte-americanas e afegãs que operam no local.

O bombardeamento que matou na madrugada deste sábado 12 médicos da organização e 10 pacientes, três dos quais crianças, foi justificado esta semana pelo regime afegão, que alegou haver talibãs dentro do hospital atacado. Já as autoridades norte-americanas, que concretizaram o ataque depois de este ter sido pedido pelas forças afegãs, prometeram investigar o caso, reconhecendo que o bombardeamento se tratou de um “trágico incidente” pela voz do Presidente Barack Obama.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.