Mega operação na fronteira envolve 80 efectivos

ouvir notícia

O Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) coordenou ontem uma mega operação junto à fronteira de Castro Marim/Ayamonte, entre as 17h00 e as 22h30. Forças e Serviços de Segurança do Algarve, fiscalizaram 234 veículos ligeiros, 40 pesados, 17 embarcações e 728 cidadãos nacionais e estrangeiros, e efectuaram duas detenções.

Articulada com uma operação de grande impacto a nível nacional, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF),  esta acção contou com a participação das Forças e Serviços de Segurança do Algarve, num total de 80 efectivos, 15 viaturas, duas embarcações e quatro binómios da GNR, tendo resultado na fiscalização de 234 veículos ligeiros, 40 pesados, 17 embarcações e 728 cidadãos nacionais e estrangeiros.

Foram efectuadas duas detenções por posse de estupefacientes (15 gramas de haxixe e 0,5 gramas de cocaína) e apreendidos 2,500 quilos de pescado fresco, 500 quilos de produtos hortícolas e 150 quilos de fruta. As autoridades procederam a uma notificação de abandono voluntário e duas de readmissão activa (cidadãos provenientes de Espanha que se encontravam em situação irregular e foram devolvidos àquele país); dois autos de notícia no âmbito das leis ambientais, 18 relativamente ao código da estrada, quatro com apreensões de veículos no âmbito da legislação aduaneira e nove no âmbito da legislação laboral; e uma medida cautelar.

- Publicidade -

Da operação resultaram aínda dois autos de notícia no âmbito das leis ambientais, 18 relativamente ao código da estrada, quatro com apreensões de veículos no âmbito da legislação aduaneira e nove no âmbito da legislação laboral.

A Governadora Civil realçou “a estreita colaboração existente entre as autoridades das regiões do Algarve e da Andaluzia”, nomeadamente no âmbito do CCPA, que tem permitido, não só agilizar a troca de comunicações entre os dois países, como aumentar a eficácia das medidas operacionais, nomeadamente no que concerne ao combate da imigração ilegal e ao tráfico de pessoas.

A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçou a propósito desta operação, a importância das operações policiais conjuntas envolvendo todas as Forças e Serviços de Segurança do Algarve, tendo em conta o contributo destas acções, não só para a eficácia do combate à criminalidade, como também para a sua prevenção e aumento do sentimento de segurança das populações.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.