Megatelescópio chinês começará em setembro a procurar vida extraterrestre

ouvir notícia

.

Situado numa montanha na província de Guizhou, na China, e com uma dimensão equivalente a 30 campos de futebol, é apresentado como o maior telescópio do mundo. A última peça necessária para ajustar a sua posição foi montada este domingo, pelo que a partir de setembro o aparelho deverá estar operacional. Objetivo: explorar o espaço e procurar vida extraterrestre.

De acordo com Zheng Xiaonian, vice-presidente do Observatório Astronómico da Academia Chinesa de Ciências, responsável pela construção do equipamento, os cientistas darão agora início a uma fase de testes.

“Queremos compreender melhor a origem do Universo e dar um novo impulso à pesquisa de vida extraterrestre”, disse Zheng à agência oficial Xinhua.

- Publicidade -

O telescópio custou 1,2 bilhões de yuans (mais de 161 milhões de euros), a sua construção demorou cinco anos e impressiona pela sua abertura esférica de 500 metros e os mais de 4500 painéis. O investimento representa a aposta chinesa na área da investigação espacial, considerada uma prioridade para Pequim.

O país ambiciona colocar um homem na Lua até 2036 e já iniciou as obras para a construção de uma estação espacial.

Mafalda Ganhão (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.