Melhores atletas do mundo de regresso a Albufeira

ouvir notícia

Ao longo de 34 edições, o Crosse Internacional das Amendoeiras coroou alguns dos maiores campeões mundiais de sempre do atletismo. Este ano, não será exceção. A prova principal vai decorrer, no dia 6 de março, na mítica pista das Açoteias.

Poucas provas de atletismo podem gabar-se de terem uma galeria de vencedores composta por grandes campeões mundiais, como Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernando Mamede e Aurora Cunha, entre os portugueses, ou Tergat, Radcliffe e Chelimo, entre os estrangeiros.

O Crosse Internacional das Amendoeiras pode! E mesmo num período de crise, com as reduções orçamentais a bater a todas as portas, os responsáveis por esta competição internacional prometem “a mesma qualidade de sempre”, numa prova cuja primeira edição teve lugar em 1977 (VER CAIXA).

- Publicidade -

“A pista das Açoteias tornou-se uma referência do atletismo nacional e internacional”, frisou o presidente da câmara de Albufeira, Desidério Silva, salientando que por aqui passaram os corredores da “geração de ouro” do atletismo português e os grandes valores mundiais do corta mato.

Depois do sucesso que foi a passagem do Campeonato Europeu de Corta Mato 2010, realizado em dezembro, a autarquia pretende continuar a apostar nos eventos desportivos “para valorizar também a imagem turística do município”.

“O Crosse das Amendoeiras é transmitido para dezenas de países. Trata-se de uma oportunidade para mostrar a todo o país e ao estrangeiro que Albufeira tem outras valias para além do sol e da praia, nomeadamente ao nível dos eventos desportivos”, sublinha Desidério Silva.

Apostar em grandes eventos em épocas baixa

O autarca destaca que o crosse tem lugar durante a época baixa, numa altura em que pouco ou nada acontece na região, atraindo anualmente milhares de espetadores.

“A sazonalidade é tratada no Algarve como algo adquirido. Mas o município de Albufeira não desiste e vai continuar a remar contra a maré, porque estas ações e eventos desportivos são uma forma de diminuir os efeitos dessa quebra turística”, refere o presidente da câmara.

A prova disso, continua, “é que Albufeira já é procurada por muitas equipas europeias, nos meses de janeiro e fevereiro, para estagiar e treinar”. “E não é só futebol, mas diversas modalidades”, acentua.

A 34.ª edição do Crosse Internacional das Amendoeiras divide-se em dois dias e envolve mais de 2500 atletas de 12 nacionalidades.

A 2 de março, realiza-se a prova de Corta Mato Regional Escolar (10h00) e o Campeonato Nacional de Corta Mato para Deficientes (14h00).

No dia 6, termina a grande festa do atletismo algarvio na vertente Corta Mato, integrando o Campeonato Regional de Corta Mato de Juniores e Longo. As provas principais – onde alinham com os melhores atletas mundiais da atualidade – está marcada para as 11h45 (femininos) e 12h45 (masculinos).

Entre os atletas já confirmados para a edição de 2011 estão nomes como a campeã algarvia Ana Dias e Dulce Félix (vencedora 2010), bem como Kiprono Menjo (vencedor 2008 e 2009), Rui Pedro Silva e Jorge Varela (campeão regional do Algarve), entre muitos outros.

Entretanto, os responsáveis revelaram que o figurino da prova vai sofrer alterações no próximo ano. A ideia é reduzir (de dois para um) os dias de competição, no sentido de reunir mais atletas no mesmo dia na pista das Açoteias (perto de 3000 participantes nos vários escalões).

Por último, os responsáveis da autarquia de Albufeira e da Associação de Atletismo do Algarve criticaram o corte dos apoios que se verificaram este ano. “Se os apoios continuarem a faltar, este tipo de eventos que exigem parcerias com entidades estatais correm o risco de acabar”, avisou Desidério Silva.

—————————————————

Carlos Lopes e Rosa Mota foram os primeiros campeões

A primeira edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor teve lugar em Vilamoura, a 27 de fevereiro de 1977. A prova contou com a participação de atletas de Portugal, França, Reino Unido, Suécia e País de Gales. As vitórias pertenceram a dois atletas portugueses de renome mundial: Carlos Lopes e Rosa Mota.
Durante quatro anos, a competição disputou-se naquela estância turística, até que, em 1981, o crosse passou a decorrer na pista da aldeia das Açoteias.
Atualmente, a prova representa muito mais que uma simples prova de corta mato. Inclui, também, o desporto escolar, desporto para deficientes e desporto de formação, que reúnem anualmente cerca de dois mil participantes.

————————————-

Os portugueses vencedores

Masculinos
1977 – Carlos Lopes
1980/81 – Fernando Mamede
1983 – Fernando Mamede
1985/86 – António Leitão
1988/89 – José Regalo
1995 – Paulo Guerra

Femininos
1978 – Rosa Mota
1982/83/84 – Aurora Cunha
1985 – Rosa Mota
1989 – Albertina Dias
2003 – Fernanda Ribeiro
2010 – Dulce Félix

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.