Melhores pescadores do mundo competem nas praias de Albufeira

ouvir notícia

Das espécies existentes na costa constam a tainha, peixe-agulha, linguado, pregado, peixe-aranha, cavala, sargo, dourada, baila, carapau, salmonete e salema

Os melhores dos melhores em pesca desportiva vão estar nas Praias da Falésia, Rocha-baixinha e Salgados, no concelho de Albufeira. É o II Campeonato Mundial Sufcasting – Masters, que arranca no sábado e prolonga-se até dia 16. Das espécies existentes na costa constam a tainha, peixe-agulha, linguado, pregado, peixe-aranha, cavala, sargo, dourada, baila, carapau, salmonete e salema.

Com um desfile de abertura a partir da Câmara Municipal e a culminar no Pau da Bandeira, no próximo sábado, dia 10, a segunda edição do ‘Campeonato Mundial Surfcasting – Masters | Pesca Desportiva de Mar – Albufeira 2018’ vai juntar cerca de uma centena dos melhores pescadores do mundo. A final, com entrega de prémios, vai ter lugar no dia 16, no salão nobre da município de Albufeira.

O surfcasting tem como objetivo a pesca em praia em situações de mar revolto. Assim, esta modalidade necessita de praias recortadas caracterizadas por uma grande inconstância do seu perfil e grande frequência de mar batido.

- Publicidade -

Segundo os participantes, “é nestas condições que alguns dos peixes procuram alimento. Com uma boa ondulação, as águas são bem oxigenadas e o fundo da praia é revolvida o suficiente para pôr os peixes a procurar comida”.

Para este tipo de pesca não basta ter uma boa técnica e bom material, embora sejam indispensáveis; é bem mais importante a prática, a observação do mar e a acumulação de experiências. Um pescador de praia para obter bons resultados, tem uma boa cana de carbono, um carreto com boa saída de fio, utiliza linhas apropriadas para a bobine e consegue colocar a chumbada longe da praia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, “a aposta na promoção desportiva, visa também promover as nossas potencialidades naturais para a prática de diversas modalidades; neste caso, este campeonato aproveita a excelência da nossa costa para a prática desta modalidade tão ancestral e tão bem conhecida dos albufeirenses”.

Recorde-se que, em 2017, Albufeira acolheu igualmente o Campeonato do Mundo “Big Game Trolling”, de pesca desportiva.

O Campeonato Mundial Surfcasting é uma organização da ‘Confédération internationale de la pêche sportive’ e da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, ARPDA – Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve e Câmara Municipal de Albufeira.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.