Melhores vinhos da Bairrada chegam ao Algarve pela Quatro Cravos

Na loja de Almancil, poderá encontrar tintos, brancos e espumantes da Bairrada

ouvir notícia

A Quatro Cravos, que produz vinhos de elevada qualidade com Denominação de Origem Protegida (DOP) da Bairrada e de Identificação Geográfica (IG) da Beira Atlântico, chegou ao Algarve e promete marcar a diferença com produtos premium que vão surpreender os amantes de espumantes, tintos e brancos mais exclusivos. É num espaço requintado e futurista, em Almancil, que poderá encontrar (e degustar) vinhos premiados que farão sucesso em qualquer mesa.

As uvas de qualidade, a unicidade dos solos, a tecnologia de ponta, a dedicação, o esforço e a paixão pelas vinhas são alguns dos fatores que tornam única cada garrafa de vinho produzida pela Sociedade Agrícola Quatro Cravos – empresa vinícola criada em 2014 e que foi idealizada por Alberto Cravo, presidente da comissão diretiva, para “modernizar um negócio secular de família e escalar para uma nova dimensão empresarial”.

O Algarve faz agora parte da estratégia comercial da empresa, que viu na região “uma oportunidade de alargar o negócio numa zona de com forte potencial turístico”, explica ao JA o empresário Alberto Cravo. “Aqui apresentamos um conceito diferente, inovador e de proximidade. O objetivo é levar os clientes a descobrir a história por detrás de cada vinho e de cada casta. Vamos ter provas de vinho exatamente para que as pessoas possam vir à descoberta dos vinhos da Bairrada, que acabam por serem tesouros únicos por descobrir. Quem quiser passar na garrafeira ao final do dia para beber um copo de vinho é muito bem-vindo também”, desafia o proprietário do espaço, localizado na Estrada Nacional 125 (sentido Faro-Almancil).

- Publicidade -

A aposta da Quatro Cravos foca-se na inovação, com a apresentação do primeiro espumante do mundo produzido em lata, a utilização de dois métodos de efervescência na produção de espumantes naturais, na plantação de castas tradicionais bairradinas em solos que potenciam a qualidade da uva produzida, assim como a modernização da enologia na adega, para criar “vinhos tranquilos e espumantes de elevada qualidade”, refere Raquel Dias, enóloga da Quatro Cravos.

A Bairrada é conhecida pelos seus solos argilosos e calcários que se misturam com terras arenosas com reduzida presença de barro e que proporcionam a produção de vinhos de baixo teor alcoólico e elevada acidez. Segundo a enóloga, estes fatores “permitem à enologia obter vinhos gastronómicos de elevada qualidade e excelentes para acompanhar com pratos tradicionais”. As características dos solos nas regiões onde estão localizadas as Adegas da Quatro Cravos originam “vinhos diferenciados, com equilíbrio e sofisticação aromática do interior e com a leveza e vigor das zonas do litoral”, acrescenta Raquel Dias.

Raquel Dias (enóloga), Alberto Cravo (proprietário) e Nuno Santos (diretor executivo)

A estratégia competitiva da marca, segundo Nuno Santos, diretor executivo, passa pela “utilização de castas tradicionais bairradinas para produzir vinhos de qualidade, com o ‘terroir’ conjunto de fatores que influenciam o desempenho da vinha e a qualidade da uva  a desencadear características gastronómicas únicas, de forma a sermos competitivos nos nichos de mercado que valorizam o vinho como companheiro harmonioso das refeições”.  

Na loja de Almancil, na secção de tintos, predominam as castas locais Baga, Touriga Nacional e Tinta Roriz que originam vinhos taninos vincados e estruturados para serem fáceis de beber quando jovens, sem perder a sua capacidade de envelhecimento. Nos brancos, predominam as castas Bical, Maria-Gomes e Cercial, que fazem nascer vinhos frutados para serem fáceis de beber quando jovens, mas que ganham complexidade quando guardados, um ou mais anos, em garrafa. Como não poderia deixar de ser, encontrará também uma vasta gama de espumantes frescos e ácidos, mas com o equilíbrio que distingue os espumantes da Bairrada. 

A Quadro Cravos é um projeto com um conceito inovador no setor vitivinícola que agrega três adegas: a Adega Cravo com vinhos das marcas ‘Pé de Ganso’ e ‘Barrelo’, a Adega Original que produz os néctares ‘Original’ e ‘Positivo’, e a PositiveWine, reconhecida pelas gamas ‘Flutt’ e Vivo (em lata). Esta é a única garrafeira no Algarve que comercializa, em exclusivo, apenas uma marca de vinho de produtor.

Créditos: Joana Pinheiro Rodrigues

No Algarve, a Quatro Cravos procura apostar no enoturismo para ir ao encontro das necessidades crescentes “dos grupos de turistas que evitam o turismo de massas, assim como para responder à procura regional de instalações que permitam um serviço premium na realização de eventos sociais e corporativos”, conclui Alberto Cravo.

A garrafeira está aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h30. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.