Memorial a Santos Pereira no aniversário da Associação Oncológica do Algarve

ouvir notícia

.

No âmbito do 23º aniversário da fundação da Associação Oncológica do Algarve (AOA), que se assinala neste mês de julho, está a ser feita uma homenagem ao pai da AOA, o médico José Alberto dos Santos Pereira, que faleceu no passado dia 1 de fevereiro, aos 80 anos.

Assim, a partir desta semana, quem visitar a sede da AOA, em Faro, poderá ter acesso a “um memorial em memória de um homem que viveu uma vida pela vida!”.

Santos Pereira foi o grande impulsionador da luta contra o cancro no Algarve, tendo ajudado milhares de vítimas desta doença ao longo da sua vida.

- Publicidade -

A instituição foi fundada em 1994 por um grupo de pessoas com experiência pessoal e profissional de problemas associados ao cancro, com destaque para o médico cirurgião Santos Pereira, que esteve no grupo inicial que fundou a associação. Antes disso, o médico tinha desempenhado funções durante largos anos no hospital de Faro.

“Nesse tempo, os doentes oncológicos eram frequentemente forçados a percorrer 300 quilómetros para terem acesso a consultas e tratamentos em Lisboa”, recordou numa das entrevistas ao JA.

“Na altura era muito difícil – e em muitos casos impossível – de conseguir consultas e tratamentos na região por falta de capacidade de resposta local”, lembrava Santos Pereira, frisando que “ao longo destas duas décadas a AOA tem testemunhado uma maior disponibilidade de meios no tratamento do cancro e mais apoio ao doente oncológico, particularmente no que se refere à patologia mamária”, sublinhou o fundador da AOA, numa entrevista que concedeu ao JA há mais de um ano.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.