Mendes Bota reeleito presidente da Comissão para a Igualdade

ouvir notícia

O deputado Mendes Bota acaba de ser reeleito, por unanimidade, presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da assembleia parlamentar do Conselho da Europa, cuja sessão de Janeiro está a decorrer durante esta semana, até à próxima sexta-feira.

Mendes Bota tem se vindo a destacar no domínio da igualdade de género, dos direitos das mulheres e do combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica. Foi nomeado recentemente relator para emissão do parecer obrigatório sobre a proposta de uma convenção do Conselho da Europa para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, cuja aprovação está prevista para o próximo mês de Maio, em Istambul, a concluir a presidência da Turquia, nesta organização internacional.

Devido ao seu empenho nestas causas, Mendes Bota é frequentemente orador convidado para falar sobre estas matérias em diversos países da Europa, mas também na América e no Médio Oriente, sem esquecer Portugal.

- Publicidade -

Mendes Bota viu ainda esta semana aprovada a sua ideia de criação de um Observatório Europeu das Mulheres Assassinadas, uma estrutura virtual sem custos, que funcionará na órbita da comissão a que preside, e que mobilizará a rede de parlamentares de referência para os assuntos da violência contra as mulheres (um por cada estado-membro do Conselho da Europa) e organizações não-governamentais (uma também por cada estado-membro).

A ideia é a de replicar noutros países europeus o modelo que a ONG portuguesa UMAR tem desenvolvido com êxito, na recolha e divulgação de informação quantitativa e qualitativa sobre o número de mulheres assassinadas ou vítimas de tentativas de assassínio com intenção expressa de matar, no âmbito da violência doméstica.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.