Messines: Casa Museu João de Deus destaca Fernando Pessoa

ouvir notícia

.

A Casa Museu João de Deus (CMJD), em São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, prossegue com a sua programação regular durante o mês de junho apresentando, também, propostas no âmbito do 130º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa e do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, ilustre educadora, neta de João de Deus.

A dinamização de um ciclo comemorativo sobre Fernando Pessoa será a primeira dessas iniciativas. O mesmo integrará diversas atividades a realizar no dia 16 de junho, onde se incluem uma leitura encenada da peça de teatro “O Marinheiro”, do escritor português, pelo Grupo de Teatro Penedo Grande; a abertura da exposição documental “Nós os de Orpheu” (que estará patente neste espaço até 26 de julho), pelas 17h30; e ainda o espetáculo de música e poesia “Parabéns Sr. Fernando”, por Afonso Dias, pelas 18h00, no Largo João de Deus.

Junho será, também, mês de homenagem a Maria da Luz de Deus Ramos, neta do poeta e pedagogo João de Deus, com a abertura da exposição “Maria da Luz de Deus Ramos: 1 vida 1 obra – excertos biográficos”, no dia 27 de junho, pelas 16h30. Patente até ao dia 26 de julho, esta mostra pretende enaltecer e destacar esta personalidade ligada à região do Algarve, ao concelho de Silves e à freguesia de São Bartolomeu de Messines – terra Natal do seu avô – destacando e relembrando o seu importante papel na criação dos lugares de memória do pedagogo (com destaque para o monumento escultório de Raúl Xavier, o Jardim Escola João de Deus e a Casa-Museu). Esta atividade integra as comemorações do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, referência no panorama nacional da educação pré-escolar.

- Publicidade -

Por último, e no âmbito da literatura e poesia, a ação “1 livro 1000 leituras – sessões de leitura em voz alta”, terá lugar no dia 15 de junho, com a leitura de “Pedro Alecrim”, de António Mota e, no dia 22, da obra “Estórias Abensonhadas”, de Mia Couto. Esta atividade, dirigida ao público infantil e juvenil, tem início pelas 15h00 e insere-se no âmbito da promoção da leitura.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.