Messines em festa para revitalizar tradições locais

ouvir notícia

Pão caseiro, frutos secos, aguardente de medronho e vinhos, compotas, hortaliças, bordados e rendas são alguns dos produtos, feitos ou cultivados pelas gentes da localidade de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, que vão estar à venda na segunda edição da Festa das Tradições. O evento decorre no próximo fim de semana

“Dinamizar e revitalizar as tradições locais e regionais” é o grande objetivo da Festa das Tradições, que vai ter lugar, pelo segundo ano consecutivo, na localidade de São Bartolomeu de Messines, nos dias 17 e 18 de setembro.

O evento decorre no jardim municipal, juntando no mesmo espaço o melhor que se produz naquela vila do concelho de Silves, tanto na área do artesanato como da gastronomia, passando pelos produtos regionais, a doçaria e a cultura.

- Publicidade -

Entre as atrações da segunda edição da Festa das Tradições está também uma exposição de brinquedos antigos, um desfile e exposição de viaturas clássicas, um cortejo e a recriação da lenda da origem da sede de freguesia.

Além disso, a festa vai ainda ser animada por vários momentos musicais, onde se incluem um concerto de harpa, as atuações do grupo Cante Andarilho, da banda “Almendroim” e do Grupo de Cantares da Casa do Povo, assim como uma “desenfatanada” com o Rancho Folclórico de Messines, que prometem ser os pontos altos do programa.

A ideia da organização é não deixar morrer as tradições locais e regionais, que se têm vindo a perder com o tempo. Apesar disso, a agricultura e outros setores mais tradicionais, como o artesanato, continuam a constituir uma forte componente económica e um importante meio de subsistência da população de São Bartolomeu de Messines. Porém, hoje são os serviços e o pequeno comércio que sustentam a economia local, com muitos messinenses a trabalharem também nos concelhos do litoral.

A Festa das Tradições é organizada conjuntamente pela junta de freguesia de São Bartolomeu de Messines, associações e instituições locais, artesãos e produtores regionais, contando ainda com o apoio da câmara de Silves. O evento decorre das 10h00 às 24h00, no sábado, e das 10h00 às 22h00, no domingo.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.