Meter água a propósito da seca

Noutro dia dei-me conta, da pior maneira, de como o problema da falta de água no Algarve ainda não entrou na agenda das coisas verdadeiramente urgentes, e graves, para os próprios algarvios. Quase sempre acertam ao lado. Para um jornalista como eu, que já por quase uma dezena de vezes num só ano fiz da seca, da água e das soluções para a falta de água, assunto de manchete no jornal em que trabalho, é exasperante ver tanto disparate escrito nas redes sociais. E o pior é que nem só o “povão” está contagiado pela ignorância nem pela indiferença. Alguns políticos também.

Comentava-se numa rede social uma frase do ministro do Ambiente, que veio a Faro dizer aos algarvios que não adianta construir mais barragens se não houver chuva. A frase de Matos Fernandes, pronunciada como um aviso numa noite em que se discutia o Plano Regional de Eficiência Hídrica, parece saído de uma sebenta de Jacques La Palice, mereceu uma revoada de críticas, impropérios e insultos entre os comentadores. “Burro” foi o mais inofensivo dos insultos, em mais uma demonstração da imbecilidade da maioria dos utilizadores das redes.


Obviamente, ainda que banal e amigo do óbvio, o comentário está prenhe de razão: de que adianta fazer uma barragem como a Foupana a 25 quilómetros do sistema de barragens Odeleite/Beliche se a falta de chuva nos últimos meses faz com que estas barragens, que abastecem grosso modo todo o sotavento, estejam a cerca de 20% da sua capacidade útil? A Foupana tornar-se-ia mais uma barragem a um quinto da sua capacidade total, ainda assim muito inferior à dupla capacidade das suas vizinhas!

Fica-se por tão óbvia depreensão a racionalidade ministerial. O resto é irracional. Da boca do ministro não saiu uma palavra sobre as mais eficientes, rápidas e baratas soluções. Como medidas mais exequíveis, falou de reaproveitamento das águas das ETAR para os golfes e de “resiliência” (SIC) do abastecimento de água, que é como quem diz em evitar o desperdício. Esta última é precisamente o que os nossos autarcas andam a tentar fazer há décadas, com resultados limitados. E o golfe vale 6% do consumo de água no Algarve. Uma gota num oceano de 150 milhões de metros cúbicos, agricultura incluída.


Para desgosto de alguns dos autarcas que foram a Espanha aprender como se faz água tirando sal ao mar, não falou de dessalinização. Nem invocou o projeto das captações no Guadiana, da autoria de Carmona Rodrigues, que tem vindo a recolher a simpatia de boa parte dos autarcas, especialistas e responsáveis de organizações descentralizadas do Algarve. Nem evocou transvases ou túneis solidários vindos do Norte chuvoso para regar o sul estioso. E é isso que me deixa deveras preocupado.


A captação de água do Guadiana – que os espanhóis já fazem há 20 anos sem terem dado cavaco aos portugueses esbarra, do lado nacional, com o servilismo lusitano que indica ferozes negociações e exaustivas cimeiras ibéricas.


As razões a favor dessa solução são tão intensas, de muito longe, face às demais, que me espanto como ela não faz parte das prioridades do Governo e isso é sintomático do divórcio entre o poder central e a região, mas sobretudo da má qualidade dos nossos políticos.


Trata-se de aproveitar a água que corre nos 725 km do terceiro maior rio ibérico, em zonas do Norte de Espanha, com grande abundância de chuva, retirando-a diretamente, na zona do Pomarão, entubando essa água e drenando-a para o sistema Odeleite/Beliche. O expediente, com recurso a bombagem reguladora de fluxos, encaminharia para consumo uma pequena percentagem de não mais de 10 por cento do intenso caudal de 30 a 40 mil litros por segundo que corre a caminho da foz do Guadiana, dispensa barragens, leva metade do tempo de uma Foupana e custa um terço do preço. E como bónus é muito mais eficaz do que qualquer barragem a construir na mesma zona. É a solução mirífica que que esperávamos, que pode ser complementada por outras, que não lhe chegam aos calcanhares, em eficiência, volume, prazos, preços.


Pois a maior parte da turba do Facebook desconhece a opção do Guadiana e tem opiniões anódinas, incipientes, ou pouco fundadas sobre as restantes soluções. Boa parte acha que o problema da seca se resolve proibindo os abacateiros (um sofisma idiota, pois uma laranja gasta a mesma água de um abacate), ou evitando o desperdício, ou povoando o Algarve de barragens, de Leste a Oeste, ou tirando água do mar. E é este o panorama geral das opiniões sobre a seca entre os algarvios.

Desconhecem totalmente os planos para o Pomarão, desconhecem que a dessalinização da água do mar é solução para uma pequena parte das necessidades, que a purificação das águas das ETAR tem uma utilização limitadíssima.


Gente que não lê a Imprensa, que desconhece soluções. Como aliás parece acontecer também com os políticos.


O hierarquicamente mais alto deles, Marcelo, disse há dias que o problema da água é talvez o maior problema do Algarve.

Sim, ele disse “talvez”. E se não chover o Algarve tem água até ao fim do ano. Ele disse “talvez”. Quero ver o que será do Turismo sem uma gota nas torneiras.

João Prudêncio

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.