MI5 investiga rede de espiões russos associada à rede descoberta nos Estados Unidos

ouvir notícia

Os serviços secretos britânicos MI5 estão a investigar uma possível rede de 20 agentes russos “ilegais”, na sequência da recente detenção nos Estados Unidos de 10 espiões a favor da Rússia, anuncia hoje o The Sunday Times.

O MI5, serviço contraespionagem, está a investigar a rede de contactos que tinha em Londres Anna Chapman, detida nos Estados Unidos, russa de 28 anos e que esteve casada com um britânico e viveu vários anos no Reino Unido, adianta o jornal.

Os serviços temem que Chapman – classificada pelo FBI norte-americano como uma pessoa bem treinada para enganar – tenha recrutado uma rede de agentes “adormecidos” (à espera de entrar em actividade) antes de ter abandonado o Reino Unido em 2007.

Segundo o The Sunday Times, O MI5 está a averiguar se Chapman tinha contactos com os espiões que trabalham de maneira encoberta como diplomatas na Embaixada da Rússia em Londres.

- Publicidade -

Os britânicos acreditam que pode haver 35 agentes dos serviços secretos na embaixada da Rússia em Londres e entre 15 e 20 “ilegais”, ou seja agentes que não estão abrangidos pelo regime diplomático.

Segundo os media britânicos, Anna Chapman estabeleceu-se em Londres em 2002 quando se casou com o britânico Alex Chapman depois de um namoro de cinco meses, teve vários empregos bem pagos, incluindo no banco Barclays, e criou a sua própria agência imobiliária pela Internet.

Em 2007, depois do fracasso do casamento, Anna Chapman mudou-se para os Estados Unidos, onde criou uma agência imobiliária na Internet.

MC

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.