Miguel Freitas alerta para “situação calamitosa” da agricultura

ouvir notícia

O deputado algarvio do PS, Miguel Freitas, alertou para a “situação calamitosa” em que se encontra a agricultura algarvia, devido à seca e ocorrência de geadas registadas neste inverno, tendo exigido um levantamento exaustivo por parte dos serviços regionais de Agricultura e total colaboração das organizações de produtores no apuramento rigoroso dos prejuízos, bem como medidas excecionais de apoio aos agricultores.

Após vários encontros com produtores e dirigentes empresariais, o deputado e presidente do PS Algarve considerou que o setor “está à beira do precipício e sem sinais de esperança”. “Há uma situação calamitosa na produção de citrinos pois a conjugação de seca e geada reduz a produção e desvaloriza o produto”, salientou Miguel Freitas, sublinhando o aumento dos custos de produção devido à necessidade de maior regularidade da rega.

“Os produtores sentem-se espremidos por todos os lados”, frisou o dirigente do PS que, criticando o aumento do IVA da eletricidade, de 6% para 23% em simultâneo com o corte no apoio à eletricidade verde.

- Publicidade -

Miguel Freitas reclama ainda a implementação de uma linha de crédito e o pagamento “a tempo e horas” dos dinheiros provenientes do PRODER, propondo que o Governo solicite a Bruxelas a antecipação das ajudas diretas deste ano aos agricultores.

Finalmente e como medida estrutural, Miguel Freitas defende que o Governo deve avançar com um programa de reestruturação das organizações de produtores, de forma a estimular a concentração da oferta e venda em conjunto.

“É tempo de voltar ao projeto de uma unidade central de preparação de citrinos e hortícolas no Algarve e a uma entidade que reúna uma parte importante das organizações de produtores na comercialização do produto”, preconiza o deputado socialista, para quem “os produtores algarvios têm de aprender com os erros do passado e ter consciência de que este é o momento de vencer ou desaparecer”.

Na semana passada, Miguel Freitas já tinha sido o porta-voz do PS durante a apresentação de um projeto lei que prevê a criação de um banco de terras, destinado a promover o desenvolvimento agrícola, florestal e pecuário.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.