José Sena Goulão/Lusa
DESPORTO MODALIDADES

Miguel Oliveira diz que “é com este tipo de corridas que sonhamos”

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) considerou hoje “surreal” vencer o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, no Autódromo Internacional do Algarve, depois de dominar a corrida de início a fim.
“É surreal. Sonhamos com este tipo de corridas. É incrível. Não tenho palavras”, disse o piloto de Almada na flash interview após a corrida.
O piloto português quis expressar a sua “gratidão aos fãs em casa, à equipa Tech3”, da qual se despede, seguindo na próxima época para a formação oficial da KTM.
“É o adeus, mas foi um grande dia. É extra especial, porque a minha família não teve oportunidade de ver ao vivo a minha primeira vitória e estão todos aqui. É muito bom acabar a época em alta”, concluiu Miguel Oliveira, que hoje deixou o australiano Jack Miller (Ducati) na segunda posição, a 3,193 segundos, e o italiano Franco Morbidelli, na terceira posição.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, assumiu o “orgulho” pelo triunfo de Miguel Oliveira no Grande Prémio de Portugal em MotoGP.
“MIGUEL OLIVEIRA !!!!!!! Que orgulho termos um motociclista português com este talento! Recordista do Autódromo Internacional do Algarve e vencedor do Grande Prémio de Portugal”, escreveu o governante, no Twiter.

Marcelo e Costa dão os parabéns a Miguel Oliveira

Presidente da República e o primeiro. Ministro deram os parabéns ao piloto português Miguel Oliveira pela sua vitória no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, considerando que representou uma alegria para os portugueses em tempos de sacrifício.
Numa mensagem transmitida à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns a Miguel Oliveira “pela sua extraordinária vitória de hoje, em Portimão, em Portugal”, felicitando também todos os portugueses “por este momento de alegria no meio de tantos meses de sacrifício e de sofrimento”.
“O desporto português, desta vez no motociclismo, demonstra ser do melhor do mundo. O Presidente da República agradece ao nosso campeão nesta prova tão simbólica o contributo que deu e dá para o reforço da vontade de triunfar em tantos outros domínios da vida nacional”, acrescentou o chefe de Estado.

Por seu turno, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que a vitória de Miguel Oliveira representou “um orgulho” para o desporto português.
“Parabéns ao Miguel Oliveira, que venceu hoje o Grande Prémio de Portugal. Uma grande prova e um orgulho para o desporto português no regresso do MotoGP ao nosso país”, escreveu o primeiro-ministro na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Vebcedores dos Grandes Prémios Moto GP de Portugal

A lista dos vencedores do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, do Mundial de motociclismo de velocidade, que hoje foi disputado em Portimão:

2020: Miguel Oliveira (Por), KTM

2012: Casey Stoner (Aus), Honda

2011: Dani Pedrosa (Esp), Honda

2010: Jorge Lorenzo (Esp), Yamaha

2009: Jorge Lorenzo (Esp), Yamaha

2008: Jorge Lorenzo (Esp), Yamaha

2007: Valentino Rossi (Ita), Yamaha

2006: Toni Elias (Esp), Honda

2005: Alex Barros (Bra), Honda

2004: Valentino Rossi (Ita), Yamaha

2003: Valentino Rossi (Ita), Yamaha

2002: Valentino Rossi (Ita), Yamaha

2001: Valentino Rossi (Ita), Honda

2000: Garry McCoy (Aus), Yamaha

1987: Eddie Lawson (EUA), Yamaha

– ‘Ranking’ por piloto:

1. Valentino Rossi (Ita) 5 vitórias

2. Jorge Lorenzo (Esp) 3

3. Eddie Lawson (EUA) 1

4. Garry McCoy (Aus) 1

Alex Barros (Bra) 1

Toni Elias (Esp) 1

Dani Pedrosa (Esp) 1

Casey Stoner (Aus) 1

Miguel Oliveira (Por) 1

NOTA: As corridas entre 2000 e 2012 foram disputadas no autódromo do Estoril, a de 1987 no circuito de Jarama, em Espanha, e a de 2020 em Portimão.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste