Mil dias de água da torneira garantida mesmo sem chuva

ouvir notícia

A seca que está a afetar o Algarve não vai ter implicações no abastecimento de água. Segundo Teresa Fernandes, da empresa Águas do Algarve, a região pode resistir três anos sem cair uma única gota de chuva.

A seca que se prolonga há vários meses está a afetar profundamente a agricultura na região, mas não compromete o abastecimento nem a qualidade da água no Algarve.

A garantia foi dada esta semana ao JA pela porta-voz da empresa Águas do Algarve, salientando que “mesmo que não caia uma gota de água durante três anos consecutivos, o abastecimento de água às populações estará sempre garantido”.

- Publicidade -

“Aprendemos a lição com a seca de 2004 e 2005 e foram tomadas providências no sentido de acautelar essa situação”, explica Teresa Fernandes, referindo-se principalmente à construção da barragem de Odelouca. “Trata-se de uma infraestrutura que veio garantir a fiabilidade do sistema multimunicipal de abastecimento de água. Por outro lado, ainda existem várias captações subterrâneas que nos permitem assegurar três anos consecutivos de abastecimento mesmo sem chover”, realça.

Ao mesmo tempo, a falta de chuva não vai ter influência na qualidade da água, assegura a responsável. “Não temos qualquer tipo de contaminação na origem, realizamos tratamentos exemplares e o controlo da água nunca foi tão completo na região. Por tudo isto, podemos ter orgulho e toda a confiança na nossa água”, frisa Teresa Fernandes.

Melhor água do mundo

A responsável pela área da comunicação da empresa acentua ainda que a água que sai das torneiras atualmente é “uma das melhores do país e do mundo, e a sua elevadíssima qualidade é comprovada pelas análises laboratoriais e pelas várias certificações que já alcançámos”, refere, salientando que a Águas do Algarve “é a primeira entidade do mundo a obter a certificação da água de consumo público como produto alimentar de qualidade”.

Ao todo, o investimento total em abastecimento de água e saneamento da empresa Águas do Algarve foi superior a 626 milhões de euros nos últimos doze anos, sendo considerado o investimento mais importante dos últimos trinta anos no Algarve.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. sim sim.. a melhor água do mundo, deixa-me rir.. Supostamente a àgua não têm sabor e está àgua têm constantemente um sabor.. será da “Lixivia”? …

    A àgua do algarve é uma das piores em niveis de quimicos…

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.