Mineiros ilegais recusam ser resgatados para evitar prisão

ouvir notícia

.

Um grupo de mineiros está preso desde domingo numa mina de ouro ilegal perto de Joanesburgo, na África do Sul, mas os homens recusam sair com receio de serem preso por trabalho clandestino, como aconteceu com os 19 colegas já resgatados.

De acordo com a CNN, uma equipa de emergência enviou comida e água mas só vão recomeçar a operação de resgate se os mineiros retidos pedirem ajuda. Katlego Mogale, porta-voz da polícia sul-africana, disse que os mineiros ilegais vão ser presos assim que chegarem à superfície. O local está a ser vigiado por uma empresa de segurança privada para evitar resgates não autorizados.

“Os paramédicos enviaram um mineiro, para ver se ele é capaz de convencê-los a subir e serem acompanhados pelos paramédicos”, disse Werner Vermaak, porta-voz dos serviços de emergência.

- Publicidade -

Até agora foram resgatados 19 mineiros. Depois dos realizados os exames médicos, os trabalhadores foram imediatamente entregues à polícia e são acusados de exploração ilegal de minas. As penas incluem multas e, em alguns casos, prisão.

A ideia inicial de que se encontravam 200 homens retidos, avançada pelos mineiros já resgatados, pode ser falsa, adianta a CNN, mas ainda não se sabe ao certo quantas pessoas lá estão.

Os mineiros desceram sábado, mas não conseguiram sair porque a entrada da mina ficou bloqueada por uma rocha. Segundo os mineiros, citados pela agência Reuters, a pedra terá sido colocada por um grupo rival.

O alerta foi dadoontem, depois de a polícia ter feito uma patrulha na área e ter ouvido gritos, pedindo ajuda, vindos do subsolo.

Este é o segundo acidente no setor mineiro sul-africano em duas semanas.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.