Ministério Público investiga violência em Guimarães e no Marquês de Pombal

ouvir notícia

.

Os episódios de violência filmados pela CMTV após o jogo de domingo entre o Vitória de Guimarães e o Benfica estão a ser alvo da investigação dos procuradores do Porto. O gabinete de comunicação da Procuradoria-Geral da República revelou ao Expresso que uma denúncia “apresentada por cidadão terceiro, apontando suspeitas da prática do crime de abuso de poder durante a actuação policial”, está a ser objeto de inquérito.

Também os tumultos ocorridos durante a madrugada de segunda-feira durante os festejos na vitória do campeonato pelo Benfica no centro de Lisboa estão na mira do Ministério Público. A mesma fonte confirma ao Expresso que se “confirma a existência de investigações a correr termos no DIAP de Lisboa”, sem no entanto especificar quantas pessoas estão envolvidas nesse inquérito.

Durante a tarde, a PSP revelou que foram detidas mais de vinte pessoas na noite entre domingo e segunda-feira na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, e ruas adjacentes.

- Publicidade -

Ainda sobre os episódios de Guimarães, a PGR confirma que foi constituído um arguido. Mas depois de um interrogatório não judicial, o Ministério Público optou por não entender necessária a aplicação de qualquer outra medida de coacção além do termo de identidade e residência. O arguido é o adepto do Benfica agredido pelo comandante da PSP de Guimarães.

A PSP abriu entetanto um processo disciplinar ao subcomissário filmado nas agressões, que no pior dos casos pode vir a ser expulso daquela instituição. No relatório elaborado pelo próprio graduado, é legitimada a carga violenta sobre o empresário de 43 anos, com a justificação que o adepto injuriou e cuspiu no subcomissário, tendo-se aproveitado da presença das câmaras de televisão.

A ministra da Administração Interna deu agora um prazo de trinta dias para a PSP apresentar os resultados das averiguações internas que vão decorrer aos episódios ocorridos em Guimarães e em Lisboa.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.