Ministra não desarma: ”Podemos ter uma situação verdadeiramente trágica” nas pensões

ouvir notícia

.

Maria Luís Albuquerque parece disposta a assumir o papel de pregadora das más notícias na campanha eleitoral que aí vem. Esta segunda-feira à noite, em Rio Maior, num encontro com militantes do PSD, a ministra deixou um aviso: “Se cairmos na tentação de dizer que há facilidades e que se consegue recuperar muita coisa muito rapidamente, então poderemos ter uma situação verdadeiramente trágica”.

A ministra das Finanças corrigiu o tiro no que toca aos cortes nas pensões em pagamento que, no último sábado, admitira poderem ser necessários, garantindo agora que não há nenhuma proposta concreta e que tudo será feito “num amplo consenso com o PS e na concertação social”. Mas insiste que há “um problema identificado” de sustentabilidade das pensões.

“É bom que a nossa Constituição possa ser atualizada”, defende a ministra, apostada em abrir caminho a uma discussão que por várias vezes já agendou para o arranque da próxima legislatura: como reformar a Segurança Social por forma a torná-la sustentável?

- Publicidade -

Mota Soares, o ministro desta pasta, e o n.º 2 do PSD já tinham vindo apagar o fogo das declarações da ministra no sábado, garantindo que nada será feito em matéria de cortes nas pensões fora da concertação social e sem um consenso com o PS. E Maria Luís concordou mas sem deixar caír a questão de fundo: “É preciso fazer alguma coisa” e a solução pode passar por mexer na Constituição, que “tem muitos detalhes e fica desfasada da evolução da sociedade”.

Sobre uma eventual saída da Grécia do euro, Maria Luís Albuquerque considera “ser difícil, senão quase impossível”, saber que impacto isso pode ter em Portugal: “E difícil saber como reagem os mercados”, afirmou.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.