Ministra vem a Lagoa anunciar oito milhões para setor do vinho

ouvir notícia

A ministra da Agricultura esteve esta sexta-feira em Lagoa, onde anunciou  a abertura de um aviso, a partir de 31 de maio, no valor de oito milhões de euros, uma medida excecional de apoio ao setor do vinho, afetado pela pandemia da covid-19.

Em declarações à margem da visita ao concurso nacional “Cidades do Vinho – concurso de vinhos do Algarve”, na cidade de Lagoa, a ministra indicou que o procedimento que vai ser aberto em 31 de maio possibilitará que “todas as entidades consideradas elegíveis se possam candidatar”.

“Trata-se de uma medida de apoio temporário e excecional aos agricultores e às pequenas e médias empresas (PME), no continente em concreto, que são particularmente afetados pela pandemia e pela crise provocada pela covid-19,”, disse à agência Lusa Maria do Céu Antunes, em Lagoa,.

- Publicidade -

Maria do Céu Antunes prevê que se candidatem “cerca de 750 produtores, nomeadamente os que têm menos acesso aos mercados externos”, apontando que o apoio de oito milhões de euros, visa “minimizar os impactos provocados pelo encerramento do canal horeca, da restauração e a quebra que o turismo tem no setor dos vinhos”.

A ministra acrescentou que o Governo tenciona abrir durante o verão um aviso do Programa de Desenvolvimento Rural/PDR2020, “para aumentar a capacidade de armazenamento do vinho, com uma taxa de apoio a fundo perdido de 45% com um investimento elegível que pode ir até aos 200 mil euros”.

“Vamos fazer também este esforço, canalizando ainda aquilo que são fundos disponíveis para este efeito”, destacou.

O Governo perspetiva ainda a abertura de um terceiro aviso para o quarto trimestre do ano, “com a introdução, pela primeira vez, do setor do vinho nos setores considerados elegíveis para investimento, transformação e comercialização de produtos agrícolas, com uma taxa de financiamento a fundo perdido de 45% e com investimento elegível de um milhão de euros”.

Na deslocação ao concelho de Lagoa, a ministra da Agricultura esteve acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, os quais visitaram a única adega cooperativa existente na região algarvia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.