Ministro da Justiça do Luxemburgo é filho de portugueses

ouvir notícia

Felix Braz, Ministro da Justiça do Luxemburgo

O novo ministro da Justiça do Luxemburgo, é Felix Braz tal como o Jornal do Algarve havia noticiado, em primeira mão no nosso país,  essa possibilidade.

O novo ministro é  filho de imigrantes algarvios, de Castro Marim,  que chegaram ao Luxemburgo na década de 60 e é o primeiro luso-descendente a assumir uma pasta no governo, num país em que 13% da população é de origem portuguesa.

“Nunca é fácil tentar integrar-se noutro país, e as pessoas que vão para outro país para melhorar as suas vidas são verdadeiros heróis. A integração não se mede só em termos de cargos políticos. Há muitos portugueses que têm conseguido coisas valiosas aqui no Luxemburgo”, disse Felix Braz.

- Publicidade -

Felix Braz nasceu em 1966 no sul do Luxemburgo, mas só obteve a nacionalidade luxemburguesa em 1984, quando completou 18 anos.

Posteriormente foi secretário do grupo parlamentar dos Verdes, cargo que ocupou até 2000. Em 1994 foi eleito pela primeira vez para a autarquia de Esch-sur-Alzette, tendo assumido o cargo de vereador em 1999. Em 2004, tornou-se o primeiro deputado luso-descendente no Luxemburgo.

O Luxemburgo é um país independente desde 1867 e foi um dos seis Estados fundadores da Comunidade Económica Europeia. Tem pouco mais de meio milhão de habitantes, e os portugueses são a maior comunidade imigrante do país.

JA | Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Os portugueses são actualmente cerca de 120 mil (números de 2013 do Consulado de Portugal no Luxemburgo; embora, segundo o Statec-Serviço de Estatisticas do Luxemburgo os portugueses sejam cerca de 85 mil) numa população total de 540 mil habitantes. Mas se forem considerados os lusófonos, o número de lusofalantes sobe para mais de 140 mil: c. de 8000 cabo-verdianos, c. de 5000 brasileiros, c. de 2000 guinneenses, c. de 1500 angolanos, c. de 10 mil luxemburgueses de origem portuguesa.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.