Misericórdia de Loulé celebra os 500 anos até ao fim do ano

ouvir notícia

Na continuação das comemorações dos 500 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Loulé (SCML) inaugurou, no passado sábado, as obras de modernização da sala de centro de dia e procedeu à apresentação da galeria de retratos dos provedores da Santa Casa da Misericórdia de Loulé.

O evento pretendeu “reconhecer os provedores que passaram pela instituição” e inclui a projeção de um vídeo “antes e depois”, alusivo às obras de modernização da sala de centro de dia.

“A misericórdia de Loulé pretende até ao final do ano terminar as comemorações com um evento de encerramento dos 500 anos”, frisam os responsáveis.

- Publicidade -

Esta instituição de solidariedade social foi fundada ainda em tempo de vida da Rainha D. Leonor e de D. Manuel. Tendo em conta a documentação conhecida, a Santa Casa da Misericórdia de Loulé terá iniciado funções no concelho a 1518. Na época, o apoio dado à comunidade consistia fundamentalmente nas obras de misericórdia (espirituais e corporais).

Atualmente, conta com uma estrutura residencial para idosos, com capacidade para 120 utentes, centro de dia para 40 utentes, serviço de apoio domiciliário a 59 idosos e serviço de apoio domiciliário integrado a 10 pessoas.

A Santa Casa da Misericórdia de Loulé é ainda mediadora do programa de apoio às pessoas mais carenciadas, coordenado pelo Banco Alimentar do Algarve, apoiando 43 agregados e perfazendo um total de 114 elementos.

Em 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Loulé conseguiu ainda recuperar o antigo hospital de Loulé, uma recuperação realizada com o apoio da câmara municipal. Presentemente, este espaço acolhe o Hospital de Loulé, administrado pela sociedade de cotas, da qual a misericórdia é sócia.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.